Grávidas? "Não sinto que tenha falhado. Não me desviarei um milímetro"

  • 12/11/2025

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse, esta quarta-feira, que não sente que tenha falhado no âmbito dos casos que envolvem grávidas, numa altura em que várias situações de atrasos e problemas com atendimento são denunciados.

 

"Não sinto que tenha falhado. Estou a cumprir o meu dever. Admito que sempre debaixo de grande tensão e pressão mediática, mas não me desviarei nem um milímetro de cumprir esse dever e como toda a gente sabe continuarei aqui a trabalhar todos os dias com o Governo que faço parte para melhorar a condição e saúde dos portugueses", referiu, quando questionado pelos jornalistas sobre o caso no Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, em que uma grávida e o bebé morreram, assim como também questionada sobre outros casos que têm vindo a ser notícia.

Confrontada pelos jornalistas, recusou comentar se tinha ou não pedido a demissão ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, dado que nas últimas semanas se multiplicam os pedidos fora do Executivo para que o faça.

Grávida deu à luz no Uber: "Incomoda-nos muito"

A governante foi ainda questionada sobre o mais recente caso sobre grávidas que veio a público. Esta quarta-feira, o Correio da Manhã deu conta de que esta madrugada um bebé nasceu num carro da Uber, em Loures. Segundo explicou o motorista à publicação, a mulher seguia no carro quando disse: "Vai nascer".

Segundo este condutor, a grávida já tinha estado há "cerca de meia hora" no Hospital São Francisco Xavier, onde lhe deram alta.

"Incomoda-nos muito que estas situações aconteçam, mas eu relativamente a esta situação - como a outras semelhantes -, tenho obrigatoriamente de remeter a explicação desse caso e dessa situação para a Unidade Local de Saúde respetiva e não fazer qualquer tipo de comentário", referiu.

Ainda quanto ao caso no Amadora-Sintra, a ministra disse que era necessário aguardar pelo resultados nos inquéritos. "A IGAS [Inspeção-Geral das Atividades em Saúde] abriu um inquérito e o Ministério Público também", sublinhou, dizendo também: "Todas as palavras que podia dar enquanto governante na área da Saúde - de lamento, de grande consternação dei-as no dia em que soube da ocorrência. O próprio hospital que tem inquérito a decorrer".

Quanto a possíveis auxílios que o Executivo poderia dar, nomeadamente, em termos de apoio direto à família ou trasladação, Ana Paula Martins apontou: "A Unidade Local de Saúde que tem contacto com esta família está em contacto para saber o que é necessário. Não me vou pronunciar mais sobre esta matéria".

Ministra promete reunião com tarefeiros "o mais brevemente possível"

Questionada acerca de uma intervenção anterior, durante a qual garantiu que o Governo está aberto ao diálogo "com todos os que vieram por bem, mas que não o farão por pressão mediática ou de qualquer grupo mais ou menos organizado", a ministra esclareceu que não se referia a "ninguém em particular".

"Relativamente, para que fique claro em relação aos médicos que trabalham em regime de prestação de serviços e que tanto quanto sei estão a construir ou já construíram uma associação, já nos pediram uma reunião. E nós estamos a ver nas nossas agendas, no Ministério da Saúde, para que essa reunião ocorra o mais brevemente possível", sublinhou.

Confrontada sobre se poderia acontecer antes do final do ano, reforçou: "Ela ocorrerá o mais brevemente possível".

Em causa nesta reunião estará a regulamentação do trabalho médico em prestação de serviços aprovada pelo Governo no final de outubro, que pretende disciplinar os valores pagos a esses profissionais de saúde e que prevê um regime de incompatibilidades.

Com esta nova regulamentação, o Governo pretende minimizar as diferenças pagas entre os médicos que têm contrato com o SNS e os médicos que trabalham como prestadores de serviço, a maioria dos quais contratados à tarefa pelos hospitais para assegurarem as urgências.

[Notícia atualizada às 14h33]

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2887157/s#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes