Governos e civis vão avaliar cumprimento das promessas a refugiados

  • 13/12/2025

O encontro chama-se Fórum Global sobre Refugiados (FGR) e acontece a cada quatro anos, sendo organizado pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e pela Suíça.

 

O objetivo é apoiar o Pacto Global sobre Refugiados, partilhando compromissos financeiros, experiência técnica e ações para melhorar a vida de refugiados e das comunidades de acolhimento.

Adotado pelas Nações Unidas em 2018, um ano antes do primeiro FGR se realizar, o Pacto Global sobre Refugiados visa fortalecer a cooperação internacional para partilhar, de forma equitativa, a responsabilidade de acolher refugiados, aliviando a pressão sobre os países anfitriões, e promovendo o retorno seguro e digno aos países de origem.

Este encontro realiza-se numa altura em que "o apoio global aos refugiados é essencial", defendeu o diretor da secção do Pacto Global sobre Refugiados do ACNUR, Nicolas Bass, numa conferência de imprensa realizada em Genebra, na Suíça, para preparar o encontro.

Segundo adiantou, a reunião irá avaliar as promessas de apoio aos refugiados, sendo que foram registadas mais de 3.400 em 47 áreas temáticas e regionais desde a primeira edição do FGR, em 2019, envolvendo mais de 1.300 parceiros.

Dois terços destas promessas foram cumpridos ou estão em curso.

"Agora não é altura de recuar, é altura de reforçar as parcerias e enviar uma mensagem clara aos refugiados e aos países de acolhimento: não estão sozinhos", sublinhou Nicolas Bass.

De acordo com o ACNUR, nos últimos anos, 10 países aprovaram novas leis laborais que permitem aos refugiados trabalhar, beneficiando mais de meio milhão de pessoas.

Na Polónia, exemplificou o responsável do Alto Comissariado, a inclusão de refugiados no mercado de trabalho contribuiu com até 2,7% de crescimento do PIB" (Produto Interno Bruto) e o número de matrículas de refugiados no ensino superior subiu de 6% para 9% desde 2023.

Além disso, 10 países reforçaram os seus sistemas de asilo, incluindo o Chade, que adotou a sua primeira lei de asilo.

"Cada sucesso -- grande ou pequeno -- importa. Cada um deles prova que o progresso é possível quando agimos em conjunto", sublinhou Nicolas Bass.

No entanto, alertou, os desafios persistem e a falta de financiamento ameaça as conquistas obtidas.

"Os países de acolhimento estão a fazer a sua parte, mas a solidariedade não pode ser sustentada apenas pela boa vontade. Sem uma renovada vontade política e investimentos, o progresso corre o risco de ser perdido", lembrou.

O contexto global, referiu, "está a deteriorar-se entre conflitos contínuos, recordes de mortes de civis -- uma vida está a ser perdida a cada 12 minutos -- e divisões políticas cada vez mais profundas, que estão a impulsionar a deslocação e a sobrecarregar o sistema".

Além disso, a partilha de responsabilidades continua a ser desigual.

"Os países de baixo rendimento suportam um fardo desproporcional", acolhendo 80% dos refugiados, avançou o responsável.

"Em 2023, foram alocados 14,4 mil milhões de dólares [12,3 mil milhões de euros] em ajuda a situações de refugiados -- 190 vezes menos do que a despesa militar global em 2024", criticou.

Por outro lado, embora "os retornos estejam a aumentar -- incluindo mais de 2 milhões de refugiados em 2025 --, são, muitas vezes, resultado de "coação e falta de apoio adequado".

O Pacto Global sobre Refugiados "continua a ser essencial para promover soluções equitativas e duradouras e para abordar as causas profundas da deslocação", defendeu o responsável do ACNUR, sublinhando que "a proteção dos refugiados é uma responsabilidade partilhada e o mundo não se pode dar ao luxo de perder os progressos alcançados".

Leia Também: Cerca de 750 mil deslocados palestinianos em risco devido a inundações

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903617/governos-e-civis-vao-avaliar-cumprimento-das-promessas-a-refugiados#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes