Governo vai identificar "no imediato" prejuízos causados pelo mau tempo

  • 29/01/2026

Na conferência de imprensa realizada após a reunião semanal do Conselho de Ministros, em Lisboa, Leitão Amaro, adiantou que o levantamento "no imediato" dos estragos provocados pela passagem da depressão Kristin na quarta-feira por Portugal continental será coordenado pelas CCDR das zonas mais afetadas.

 

O trabalho contará ainda com a colaboração dos municípios, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e, "eventualmente", do Instituto Nacional de Estatística (INE), acrescentou.

"Porque é que o INE pode ser importante aqui? Porque a dimensão dos danos pode alcançar os limiares da ativação do Fundo Europeu de Solidariedade e, nessa medida, pode haver a necessidade de um reforço e de uma certificação adicional do processo de levantamento de danos", justificou.

Hoje, durante uma visita às zonas mais afetadas pelo mau tempo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado que o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, irá reunir-se na sexta-feira com autarcas e Comunidades Intermunicipais para decidir as fontes de financiamento interno e externo.

O líder do executivo, que falava em Coimbra, indicou que esse será o momento para os autarcas fornecerem uma primeira estimativa dos prejuízos causados pela depressão Kristin nas suas regiões, o que será decisivo para enquadrar as soluções financeiras a desbloquear.

Na conferência de imprensa, Leitão Amaro referiu que o Conselho de Ministros decidiu também que a circunstância atual "justifica a excecionalidade nos processos de contratação publica, que é agilizada por razão de urgência".

O ministro da Presidência anunciou ainda que o Governo decretou a situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo em cerca de 60 municípios de Portugal continental.

Segundo o governante, os cerca de 60 municípios abrangidos vão desde o concelho de Mira (distrito de Coimbra), a Norte, até aos da Lourinhã e Torres Vedras (distrito de Lisboa), a Sul, podendo ser acrescentados outros por despacho da ministra da Administração Interna.

Entretanto, as CCDR já estão a disponibilizar formulários para "a declaração de prejuízos resultantes de ocorrências graves que afetem explorações agrícolas", incluindo os danos das tempestades desta semana.

A comunicação já foi feita pela CCDR Norte e pela do Alentejo, segundo a consulta feita hoje pela Lusa, e explica que o formulário "tem como objetivo permitir a sinalização das situações identificadas no terreno e apoiar a preparação de um futuro aviso do PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum] dedicado ao restabelecimento do potencial produtivo".

"Não se tratando de uma candidatura, mas sim de uma declaração de ocorrência, a validação será posteriormente assegurada pela CCDR Norte através de visita ao local ou por teledeteção, conforme previsto na legislação aplicável", explica aquela entidade.

Ou seja, conforme adianta a CCDR Alentejo, "a apresentação da declaração não confere, por si só, qualquer direito à atribuição de apoio financeiro, ficando o eventual enquadramento dependente da verificação dos pressupostos legais e da decisão das entidades competentes, nos termos da legislação aplicável".

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

[Notícia atualizada às 19h52]

Leia Também: Mau tempo? "Apoio estadual é sempre complementar" a seguros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2928876/governo-vai-identificar-no-imediato-prejuizos-causados-pelo-mau-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes