Governo português condena ataque na Austrália: "Ato hediondo"

  • 14/12/2025

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou o ataque terrorista que provocou 12 mortos durante celebrações judaicas na praia de Bondi, em Sydney, Austrália, descrevendo o crime como um "ato hediondo de antissemitismo".

 

"O Governo português condena veementemente o ataque contra a celebração de Hanukkah em Bondi Beach, na Austrália - um ato hediondo de antissemitismo", lê-se numa nota do ministério tutelado por Paulo Rangel na rede social X. 

"Expressa sentidas condolências às famílias das vítimas, ao povo e autoridades australianas, bem como a toda a comunidade judaica", acrescenta.

Sublinhe-se que o tiroteio foi considerado um ataque "terrorista" que teve como objetivo atingir a "comunidade judaica", segundo as autoridades australianas.

Em conferência de imprensa, o chefe da Polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, adiantou que há registo de 12 vítimas mortais e 29 feridos, incluindo dois agentes.

"Hoje, às 21h36 [10h36 em Portugal], declarei este incidente como terrorista", anunciou.

Já o governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, indicou que "este ataque foi planeado para atingir a comunidade judaica de Sydney".

"No primeiro dia de Hanukkah, o que deveria ter sido uma noite de paz e alegria, celebrada por esta comunidade com famílias e apoiantes, foi destruída por este ataque horrível", lamentou.

"Um ataque contra os judeus australianos é um ataque contra todos os australianos"

Presente na mesma conferência de imprensa, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, lamentou o "devastador atentado terrorista em Bondi, durante a celebração do Hanukkah à beira-mar".

"Este foi um ataque dirigido contra os judeus australianos no primeiro dia do Hanukkah, que deveria ser um dia de alegria, uma celebração da fé. Trata-se de um ato de maldade, antissemitismo e terrorismo que atingiu o coração da nossa nação", afirmou, frisando que "um ataque contra os judeus australianos é um ataque contra todos os australianos".

Israel denuncia "vil ataque terrorista contra os judeus"

Em comunicado, o presidente de Israel, Isaac Herzog, denunciou o que classificou como um "vil ataque terrorista contra os judeus que estavam a acender as primeiras velas" da festa religiosa.

"O nosso coração está com eles. O coração de toda a nação de Israel bate forte neste preciso momento, enquanto rezamos pela recuperação dos feridos, rezamos por eles e rezamos por aqueles que perderam a vida", afirmou num comunicado oficial.

"Reiteramos o nosso alerta repetidamente ao governo australiano para que aja e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana", acrescentou ainda.

Localizada a leste de Sydney, Bondi é a praia mais famosa da Austrália e atrai um grande número de turistas, surfistas e nadadores, especialmente durante os fins de semana.

Tiroteio em Austrália foi

Tiroteio em Austrália foi "ataque terrorista" contra "comunidade judaica"

O chefe da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, afirmou este domingo que o ataque na praia de Bondi, na Austrália, foi considerado "terrorista". Já o governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, indicou que teve como objetivo atingir a "comunidade judaica de Sydney".

Márcia Guímaro Rodrigues | 11:14 - 14/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2903994/governo-portugues-condena-ataque-na-australia-ato-hediondo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes