Governo pede (novo) adiamento do debate quinzenal com Montenegro

  • 12/02/2026

Face a este pedido do Governo, José Pedro Aguiar-Branco vai agora consultar os partidos com representação parlamentar sobre a possibilidade de se encontrar uma nova data para o debate quinzenal da Assembleia da República, que já tinha sido adiado de quarta-feira para sexta-feira.

 

Na quarta-feira, também devido à situação na região de Coimbra, atingida por inundações, os partidos, por consenso, após uma reunião da conferência de líderes extraordinária, remarcaram o debate quinzenal para sexta-feira às 10:00. Uma decisão que possibilitou que Luís Montenegro se deslocasse às zonas do rio Mondego atingidas pelas inundações, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Agora, o Governo considera que se assistiu a um novo agravamento substancial das condições meteorológicas extremas após a reunião da conferência de líderes de quarta-feira à tarde - altura em que se decidiu remarcar o debate para sexta-feira, às 10h00.

O Governo alega que na região de Coimbra há neste momento milhares de pessoas desalojadas e a autoestrada Lisboa/Porto está interrompida devido à rutura de um dique no rio Mondego. Por outro lado, ainda no domínio dos transportes, aponta-se que está também interrompida a circulação ferroviária na Linha do Norte.

Perante este quadro, o Governo entende que não se encontram reunidas as condições para a realização do debate quinzenal no parlamento, já que o primeiro-ministro, entre outras razões, tem necessidade de estar no terreno, no acompanhamento direto da situação.

Os partidos terão agora de conferir unanimidade à decisão de remarcar, pela segunda vez, o debate quinzenal com Luís Montenegro na Assembleia da República.

Na quarta-feira, a Iniciativa Liberal foi a única bancada do parlamento que se opôs à remarcação do debate quinzenal de quarta para sexta-feira, considerando que nesta semana o país ainda estará sob más condições meteorológicas, com chuvas intensas e persistentes, com consequências graves em termos de inundações. Foi o que se passou, precisamente, a partir de quarta-feira à tarde em Coimbra.

Em comunicado, divulgado ainda na manhã de quarta-feira, a Iniciativa Liberal defendeu que o debate quinzenal com o primeiro-ministro devia ser adiado para "um momento de menor aflição das populações" e considerou "não fazer sentido que se marque para sexta-feira para depois adiar-se novamente", uma vez que a situação em Coimbra podia não ser resolvida.

"Em momentos exigentes, espera-se dos responsáveis políticos sentido de Estado e prioridade ao país. O parlamento deve estar à altura das circunstâncias nacionais e neste momento o primeiro-ministro tem de estar ao lado dos portugueses no terreno", escreveram os liberais no mesmo texto, acrescentando que "este é o momento de coordenação política e operacional, não de confronto parlamentar".

Porém, a posição da Iniciativa Liberal foi contestada sobretudo pela esquerda parlamentar, com o Livre, PS e PCP a rejeitarem que o debate com a presença do primeiro-ministro fosse adiado para a próxima semana.

Perante os jornalistas, o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, frisou que a Assembleia da República é um órgão de soberania, lembrou que se reuniu durante a pandemia da covid-19 com o país em estado de emergência e manifestou-se um "adiamento indefinido" do debate quinzenal com a presença do primeiro-ministro.

[Notícia atualizada às 10h08]

Leia Também: AO MINUTO: Debate na AR novamente adiado?; Reparo da A1 levará semanas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2938077/governo-pede-novo-adiamento-do-debate-quinzenal-com-montenegro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes