Governo palestiniano divulga vídeo de alegada execução de dois cidadãos

  • 27/11/2025

Segundo a Autoridade Palestiniana, tratou-se de assassínio "a sangue-frio".

 

Questionado pela agência de notícias espanhola EFE, o Exército israelita indicou estar "a rever o incidente" e relegou quaisquer perguntas para a polícia de Israel, que ainda não forneceu qualquer informação sobre o sucedido.

Num comunicado divulgado horas antes, o Exército tinha informado que a Polícia de Fronteiras estava a intervir na região de Jenin, no âmbito de uma "operação antiterrorista" no norte da Cisjordânia.

Segundo o comunicado, o Exército estava a auxiliar a polícia nesta operação com apoio aéreo.

Na mensagem do Governo da Autoridade Palestiniana, publicada na sua conta da rede social X e transmitida à imprensa, afirma-se que a execução dos jovens ocorreu depois de estes se terem entregado às forças israelitas.

"Uma execução extrajudicial, em flagrante violação do Direito Internacional Humanitário", sublinha-se na mensagem.

Segundo as agências internacionais, no vídeo, que ostenta o logótipo da estação televisiva egípcia Alghad, podem ver-se dois homens a sair de uma espécie de garagem, de joelhos e com as mãos na nuca, rodeados de homens fardados que lhes apontam as suas espingardas.

Mais adiante, ouvem-se vários tiros disparados pelos homens fardados sobre os detidos, que caem por terra imóveis.

Órgãos de comunicação social palestinianos também transmitiram as imagens, como foi o caso do canal Al-Quds, que garantiu que a cena foi filmada por jornalistas palestinianos a centenas de metros de distância.

Em Jenin, o Exército israelita matou na madrugada de terça-feira um palestiniano de 22 anos, acusando-o de assassinar um colono israelita em agosto de 2024, segundo um comunicado militar.

Além disso, as forças israelitas estão desde a madrugada de quarta-feira a realizar uma incursão militar na província de Tubas, também no norte da Cisjordânia, onde pelo menos 25 palestinianos ficaram feridos e cerca de 100 foram detidos, segundo o Governo palestiniano.

Após o ataque de proporções sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita, a 07 de outubro de 2023 -- que fez cerca de 1.200 mortos e 251 reféns -, Israel tem realizado operações militares constantes no norte da Cisjordânia, resultando na deslocação forçada de pelo menos 32.000 palestinianos das suas casas nos campos de refugiados de Jenin, Tulkarem e Nur Shams, como foi recentemente denunciado pela organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).

Israel afirma que estas operações visam manter sob controlo as milícias palestinianas, que classifica como terroristas, ao passo que as autoridades palestinianas condenam a deslocação de pessoas e o agravamento das restrições de circulação na Cisjordânia, que estão a afetar severamente a economia do território.

De acordo com dados das Nações Unidas, mais de mil palestinianos morreram na Cisjordânia entre 07 de outubro de 2023, data do início da guerra na Faixa de Gaza, e meados de novembro deste ano, em ataques atribuídos a colonos violentos ou ao exército israelita.

Outubro registou mais ataques de colonos na Cisjordânia (264) do que qualquer outro mês desde a recolha de dados em 2006, coincidindo com raides de habitantes judeus violentos nos olivais do território durante a última campanha de colheita de azeitonas.

Leia Também: Médio Oriente: 42 países do Mediterrâneo e UE debatem "situação alarmante"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895870/governo-palestiniano-divulga-video-de-alegada-execucao-de-dois-cidadaos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes