Governo nigeriano culpa grupo Boko Haram por ataque que matou 175 pessoas

  • 05/02/2026

Os líderes locais disseram que o ataque fez pelo menos 175 mortos, de acordo com a agência de notícias EFE.

 

Num comunicado divulgado na noite de quarta-feira, a Presidência da Nigéria informou que o presidente do país, Bola Ahmed Tinubu, ordenou o envio de um batalhão do exército para Kwara, onde "terroristas do Boko Haram assassinaram residentes indefesos na noite passada (terça-feira)".

Tinubu afirmou que o batalhão vai liderar a "Operação Escudo da Savana" para "deter os terroristas bárbaros e proteger as comunidades indefesas", segundo o comunicado, assinado pelo conselheiro especial do presidente para a Informação e Estratégia, Bayo Onanuga.

O presidente condenou o "ataque cobarde e brutal" e manifestou a sua indignação pelas mortes dos habitantes locais, "que rejeitaram a tentativa odiosa de doutrinação dos atacantes e optaram por praticar o Islão, que não é extremista nem violento".

"É louvável que os membros da comunidade, apesar de serem muçulmanos, tenham-se recusado a ser recrutados por uma crença estrangeira que promove a violência em vez da paz e do diálogo", declarou o presidente, sem especificar o número de vítimas.

"Até ao momento, recuperámos 175 corpos. Muitos deles foram encontrados na floresta durante uma busca realizada por jovens e agentes de segurança", disse Khaleed Abba, líder comunitário de Woro, à EFE por telefone na noite de quarta-feira.

"Algumas das vítimas tinham as mãos amarradas atrás das costas, o que significa claramente que foram capturadas e amarradas antes de serem executadas. Os atacantes entoavam cânticos jihadistas enquanto atacavam os moradores. Muitas pessoas ainda estão desaparecidas, incluindo mulheres e crianças", enfatizou Abba.

O porta-voz da polícia estadual, Adetoun Ejiire-Adeyemi, confirmou os ataques à EFE, mas sublinhou que as forças de segurança não podem fornecer um número de vítimas neste momento.

No entanto, o governador de Kwara, Abdulrahman Abdulrazaq, que visitou os líderes tradicionais das comunidades afetadas, afirmou na rede social X que "pelo menos 75 muçulmanos locais foram massacrados a sangue frio simplesmente por se recusarem a render-se a extremistas que pregam uma doutrina estranha".

A insegurança na região foi agravada pela atividade do Boko Haram no nordeste do país e, desde 2016, pelo seu grupo dissidente, o Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP).

O Boko Haram e o ISWAP mataram mais de 35 mil pessoas --- muitas delas muçulmanas --- e deslocaram cerca de 2,7 milhões de pessoas, principalmente dentro da Nigéria, mas também em países vizinhos como os Camarões, o Chade e o Níger, de acordo com dados do Governo e da ONU.

Leia Também: Pelo menos 162 mortos em ataque de grupo armado na Nigéria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933293/governo-nigeriano-culpa-grupo-boko-haram-por-ataque-que-matou-175-pessoas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes