Governo italiano aprova lei para endurecer regras de imigração

  • 11/02/2026

As ameaças referidas podem incluir "pressão migratória excecional que possa comprometer a segurança da gestão das fronteiras", "risco concreto" de atos terroristas ou infiltração em Itália, bem como emergências sanitárias globais ou situações relacionadas com eventos internacionais de grande impacto, segundo o texto consultado pela agência France-Presse (AFP).

 

A proibição, que teria de ser decretada pelo governo com base na recomendação do Ministério do Interior, poderia durar entre 30 dias a seis meses.

Se for aprovado pelo Parlamento, este projeto de lei poderá também ressuscitar uma medida emblemática e bastante controversa, a externalização do processamento de pedidos de asilo de pessoas intercetadas no mar para centros geridos pela Itália na Albânia.

A primeira-ministra de extrema-direita, Giorgia Meloni, e o seu homólogo albanês, Edi Rama, assinaram um acordo no final de 2023 para estabelecer estes centros, mas o projeto acabou por fracassar devido a inúmeras contestações judiciais.

O projeto de lei estipula que os migrantes a bordo de embarcações em águas italianas podem ser transferidos para países com os quais Roma tenha um acordo de detenção ou repatriamento, incluindo a Albânia.

Meloni defendeu que a medida "tem o potencial de mudar o paradigma da gestão da imigração", e garantindo que os centros na Albânia iriam funcionar a partir do momento em que o novo Pacto da União Europeia (UE) sobre Migração e Asilo entrar em vigor, o que está previsto para junho.

Na terça-feira, o Parlamento Europeu aprovou uma nova lista de países seguros (que não os de origem) fora da UE, como a Albânia, decisão que foi saudada de imediato pela Itália.

Meloni foi eleita em 2022 com a promessa de conter a chegada anual de dezenas de milhares de imigrantes às costas italianas em pequenas embarcações.

O seu Governo assinou acordos com países do norte de África para limitar as partidas, ao mesmo tempo que restringe as atividades das organizações humanitárias que enviam navios de resgate para o Mediterrâneo central.

Esta nova legislação corre o risco de dificultar ainda mais o trabalho das organizações não-governamentais (ONG), embora, na realidade, a maioria dos imigrantes envolvidos seja resgatada pela guarda costeira ou pela Marinha.

O projeto de lei visa também alargar a lista de condenações que podem levar à expulsão de um estrangeiro.

"As fronteiras de Itália são as fronteiras da Europa. Defendê-las é um dever", frisou hoje à noite o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, através da rede social X.

De acordo com dados oficiais, quase 2.000 imigrantes chegaram a Itália por via marítima desde o início do ano, em comparação com os 4.400 do mesmo período do ano passado.

Leia Também: Meloni exprime "condolências por massacre ocorrido na Columbia Britânica"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937937/governo-italiano-aprova-lei-para-endurecer-regras-de-imigracao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes