Governo israelita legaliza 19 colonatos no norte da Cisjordânia

  • 12/12/2025

A proposta foi apresentada pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e pelo ministro da Defesa, Israel Katz, noticiou a agência Europa Press.

 

O líder da Comissão Palestiniana contra o Muro e a Resistência aos Assentamentos, Muayad Shaban, destacou em comunicado que esta decisão representa "uma escalada perigosa que revela as verdadeiras intenções do Governo ocupante de consolidar o sistema de anexação, apartheid e judaização completa" da Palestina.

A medida, parte de uma "política sistemática" para consolidar o "controlo israelita permanente sobre as terras palestinianas", representa "um desafio flagrante ao direito internacional e às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, especialmente a Resolução 2334, que afirma que os colonatos são ilegais", insistiu.

Já o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) sublinhou em comunicado que a iniciativa "reflete a natureza extremista" do Governo liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, "que trata as terras palestinianas como despojos coloniais e procura desesperadamente consolidar" o sistema de colonatos para "alcançar o controlo total da Cisjordânia".

O movimento islamita em guerra com Israel na Faixa de Gaza destacou ainda que isto faz parte dos "planos claros" de Israel para "redesenhar a geografia palestiniana, isolar cidades e vilas umas das outras e promover a deslocação silenciosa" da comunidade palestiniana como parte do seu projeto para "esvaziar a Cisjordânia".

A medida surge depois de o Parlamento israelita ter aprovado uma emenda que remove as cláusulas que impediam os colonos israelitas de residir nos colonatos de Ganim, Homesh, Kadim e Sa Nur, que foram evacuados há quase 18 anos. Ganim e Kadim estão entre os colonatos incluídos na emenda aprovada.

Ao fim de dois anos de confrontação, Israel e o grupo islamita Hamas acordaram em outubro um cessar-fogo na Faixa de Gaza, interrompendo um conflito de devastação sem precedentes no território, mas não a incerteza do seu futuro.

A guerra na Faixa de Gaza, iniciada com os ataques do Hamas de 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, de que resultaram cerca de 1.200 mortos e 251 reféns, teve ondas no Médio Oriente, onde as forças israelitas entraram, durante 12 dias em junho, em confrontação direta com o Irão, e atacaram a delegação negocial do Hamas no Qatar um mês antes de selarem a trégua.

O futuro da Faixa de Gaza está ainda ligado à situação na Cisjordânia e expansão de colonatos israelitas ilegais à luz do direito internacional, por sua vez acompanhada pela intensificação da violência em 2025 envolvendo o exército e colonos judeus e a população palestiniana.

Leia Também: Israel retoma entrada de ajuda a Gaza através da ponte Allenby

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903526/governo-israelita-legaliza-19-colonatos-no-norte-da-cisjordania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes