Governo ignorar pedido de demissão por Presidente seria "conflito aberto"

  • 08/01/2026

Numa visita ao quartel de bombeiros de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, André Ventura insistiu hoje no pedido de demissão da ministra da Saúde, face aos casos de atrasos e falhas na resposta aos utentes, acreditando que, se fosse eleito Presidente da República, o primeiro-ministro não iria ignorar esse pedido.

 

Caso esse pedido fosse ignorado por Luís Montenegro, o candidato apoiado pelo Chega acredita que se estaria perante um "cenário de conflito aberto", disse, em declarações aos jornalistas, antes da visita.

"Isso não vai acontecer e espero que as pessoas tenham aqui alguma razoabilidade", acrescentou Ventura, para logo admitir que, caso tal acontecesse e um primeiro-ministro ignorasse um pedido de demissão por parte do Presidente da República, o Governo "já não merecia a confiança do povo português".

Instado a esclarecer o que é que isso poderia significar, o candidato presidencial insistiu apenas que o Governo perderia a "ligação com o povo".

Questionado sobre se isso levaria a uma dissolução da Assembleia da República, Ventura disse acreditar que isso não iria acontecer.

Em reação ao debate quinzenal, marcado pelas questões associadas à saúde, o candidato apoiado pelo Chega considerou que Luís Montenegro não consegue "compreender o nível do falhanço do seu próprio Governo" e dá a entender que os casos de demoras na saúde foram "uma espécie de azar, uma contingência".

Para o também presidente do Chega, as três mortes associadas à espera de resposta de socorro no espaço de dias "são incompetência", considerando que o Governo tem de reconhecer "que falhou" e entender que "as pessoas estão absolutamente insatisfeitas com este Ministério da Saúde, com esta ministra da Saúde".

"Se o primeiro-ministro não toma conta disso, como deve, porque é para isso que é primeiro-ministro, será afetado a muito breve prazo por esta incompetência. Porque parece querer proteger a todo o custo uma ministra que já mostrou que não serve", vincou.

Na sua ótica, o Presidente da República tem de ter uma postura interventiva e exigente, sublinhando que o primeiro-ministro tem de tirar consequências.

"Não é uma questão de eleições. É uma questão de haver coerência, consciência e responsabilidade. E eu quero acreditar que o primeiro-ministro não é o Vasco Gonçalves [primeiro-ministro de governos provisórios após o 25 de Abril]", acrescentou.

O candidato voltou a aproveitar o momento para atacar adversários, mas também Marcelo Rebelo de Sousa, salientando que o Presidente da República, "mesmo em período de campanha", deveria dizer algo sobre o que se está a passar na saúde.

Após as declarações aos jornalistas, André Ventura foi abordado por uma jovem, visivelmente nervosa, que lhe perguntou se podia "ser sincera" com ele.

"Gostava de ver você ir para outro país e fazer metade do que os imigrantes fazem no nosso país", disse-lhe a rapariga.

O candidato disse compreender a situação e rejeitou ser "contra quem vem para cá", repetindo que "têm que cumprir as regras" e "tem que haver regras para quem entra" no país.

"Não tem a ver com ódio contra ninguém, nem discriminação. É só evitar que o país não entre nos riscos de outros como a Bélgica ou França", afirmou.

Com uma expressão de dúvida, a rapariga respondeu: "Eu acho que com você vai-se tornar ainda pior".

"Não vai, pode ter a certeza. Comigo o país vai ficar melhor ainda, vai ter regras", insistiu Ventura, antes de seguir a visita.

Durante a visita ao quartel, André Ventura visitou as instalações e ouviu várias queixas por parte destes profissionais, nomeadamente no que toca a salários. O líder do Chega disse que terá uma maior atenção ao tema no parlamento em breve.

[Notícia atualizada às 19h56]

Leia Também: "Caso candidato de extrema-direita passe, apoiarei qualquer outro"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916096/governo-ignorar-pedido-de-demissao-por-presidente-seria-conflito-aberto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes