Governo francês quer incentivar mulheres até 29 anos a serem mães. Como?

  • 09/02/2026

O governo francês vai incentivar os jovens a terem filhos, tendo como objetivo que os casais não enfrentem problemas de infertilidade mais tarde e possam pensar: "Se eu soubesse...".

 

De acordo com a Sky News, trata-se de uma campanha com um plano de 16 pontos que tem como objetivo aumentar a taxa de natalidade do país, uma vez que França é um dos países ocidentais onde os números estão a cair drasticamente. 

A comunicação é dirigida a mulheres até aos 29 anos, mas também aos homens. Note-se que o sistema de saúde francês já oferece o congelamento de óvulos gratuito para mulheres entre os 29 e os 37 anos.

Tendo em conta o decréscimo, o governo francês tem-se mostrado preocupado com, por exemplo, de que forma irá conseguir financiar pensões e assistência médica à população idosa quando houver menos jovens a trabalhar e a pagar impostos. 

No entanto, os críticos do governo francês apontam que melhores condições de habitação e de assistência à maternidade poderiam ser soluções mais eficazes. 

De momento, a taxa de natalidade em França - 1,56 filhos por mulher -, está muito abaixo dos 2,1 necessários para manter uma população estável. É, no entanto, superior a países como a China, Japão, Coreia do Sul e até do Reino Unido, onde os dados mais recentes referem que a taxa de natalidade caiu para um mínimo histórico de 1,41 filhos em Inglaterra e País de Gales em 2024.

"Isto é algo que os demógrafos já sabiam há muito tempo, mas o facto de ter havido mais mortes do que nascimento em França no ano passado causou um grande impacto", explicou ao meio britânico o professor François Gemenne, especialista em Sustentabilidade e Migração da HEC Paris Business School.

Acrescentou ainda que a "preocupação demográfica" de França é exacerbada pela estrutura do seu sistema de pensões e pela sua "obsessão com a imigração e o medo de ser 'substituída'". 

Esta tentativa de o governo francês combater a queda da taxa de natalidade passará por enviar "informações direcionadas, equilibradas e cientificamente" para os jovens, incluindo temas como a saúde sexual e a contracepção. 

O ministério da Saúde francês referiu também que o plano "reiterará que a fertilidade é uma responsabilidade partilhada entre mulheres e homens". O país está ainda a tentar aumentar o número de centros de congelamento de óvulos de 40 para 70 e torná-lo líder em pesquisas sobre fertilidade. 

O plano inclui também uma nova campanha nacional de comunicação denominada "A minha fertilidade", onde constará informações sobre o impacto do tabaco, do peso e do estilo de vida e ainda aulas sobre saúde reprodutiva para crianças nas escolas. 

Leia Também: Crise do leite de fórmula: 16 bebés hospitalizados em Espanha e França

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936095/governo-frances-quer-incentivar-mulheres-de-29-anos-a-terem-filhos-como#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes