Governo de Macau cancela registo de jornal que denunciou "pressões crescentes"

  • 11/01/2026

O Gabinete de Comunicação Social (GCS) do executivo da região disse que em 2025 revogou o registo de seis publicações, incluindo o All About Macau, "nos termos das disposições aplicáveis da Lei da Imprensa e do Regulamento do Registo de Imprensa".

 

Num comunicado divulgado na sexta-feira, o GCS não revelou as razões para o cancelamento dos registos das publicações.

Uma carta enviada pelo GCS ao All About Macau em outubro e citada pelo portal de notícias local Macau News Agency aponta como razão para a revogação do registo a "ausência prolongada" do proprietário da empresa.

A Lei de Imprensa, que data de 1990, ainda durante a administração portuguesa, diz que as publicações periódicas "têm obrigatoriamente, pelo menos, um responsável residente na Região Administrativa Especial de Macau, que exercerá as funções de diretor".

No final de outubro, o All About Macau anunciou que iria encerrar devido a "pressões crescentes", falta de recursos e por processos judiciais no território contra três dos seus jornalistas.

A Sociedade de Jornalistas e Profissionais da Comunicação Europeus na Ásia (JOCPA) manifestou na altura "profunda preocupação com o silêncio das autoridades e das instituições internacionais - incluindo Portugal e a União Europeia".

Lisboa e Bruxelas "têm a responsabilidade moral e histórica de defender o Estado de direito e os direitos fundamentais, incluindo a liberdade de imprensa e de expressão", defendeu o presidente da JOCPA, Josep Solano, citado num comunicado.

"O encerramento do All About Macau é um golpe para a liberdade de imprensa e prejudica gravemente o direito do público à informação independente. É um indício da rápida deterioração do ambiente mediático em Macau", lamentou a coordenadora para a Ásia do Comité para a Proteção dos Jornalistas, Beh Lih Yi.

Duas jornalistas do All About Macau foram detidas a 17 de abril pela polícia quando tentavam entrar no salão da Assembleia Legislativa para assistir à apresentação do programa político na área da Administração e Justiça para 2025, por "perturbação do funcionamento de órgãos da Região Administrativa Especial de Macau".

O presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau, José Miguel Encarnação, disse na altura à Lusa que o Ministério Público devia ter "ponderação na avaliação dos factos, por forma a que não haja consequências de maior".

Macau, que esteve sob administração portuguesa durante mais de 400 anos, passou em 1999 para a administração chinesa, sob um acordo que previa que a região deveria manter os direitos e liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de imprensa, durante os primeiros 50 anos.

Leia Também: Primeira faculdade de medicina pública de Macau vai ter 4 mil estudantes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917305/governo-de-macau-cancela-registo-de-jornal-que-denunciou-pressoes-crescentes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes