Governo convoca patrões e líderes de centrais sindicais para reunião

  • 16/02/2026

A ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, convocou os líderes patronais e os líderes das centrais sindicais para uma reunião.

 

Segundo avançou o jornal Expresso, a reunião está marcada para as 15h00 de quarta-feira, 18 de fevereiro, nas instalações do Ministério do Trabalho. 

No início do mês, a UGT apresentou uma contraproposta de revisão da legislação laboral, sinalizando que tem linhas vermelhas, e acrescentou que matérias como a da contratação a termo ou o 'outsourcing' são "inaceitáveis".

No documento, intitulado "Trabalho com Direitos XXI", com mais de 30 páginas, a UGT sinaliza que "tem linhas vermelhas e em matérias como o banco de horas, a contratação a termo, os despedimentos, o 'outsourcing' [contratação de serviços a terceiros], a transmissão de estabelecimento, o trabalho não declarado, a negociação coletiva, a greve ou a atividade sindical na empresa as propostas, tal como apresentadas, são inaceitáveis".

O que une e que separa as centrais sindicais nas alterações à lei laboral

O que une e que separa as centrais sindicais nas alterações à lei laboral

A UGT entregou na quarta-feira ao Governo a prometida contraproposta de revisão da legislação laboral, apelando a uma "negociação mais transparente e mais efetiva" na Concertação Social.

Lusa | 16:46 - 05/02/2026

A convocação surge após a eleição de António José Seguro para a Presidência da República. O Presidente eleito, recorde-se, afirmou, quando ainda era apenas candidato, que não publicaria as alterações à legislação laboral tal como estão porque a questão "não fez parte" das propostas eleitorais e porque "não houve acordo" em concertação social.

"Primeiro, não fez parte a proposta eleitoral dos partidos que estão hoje no lugar. Segundo, não houve acordo na concertação social", afirmou o candidato apoiado pelo PS, quando questionado sobre vetava ou não o pacote laboral apresentado pelo Governo, poucos dias após a realização da primeira volta das eleições presidenciais de 2026.

Seguro não promulga lei laboral sem acordo: Recorde o que quer o Governo

Seguro não promulga lei laboral sem acordo: Recorde o que quer o Governo

Afinal, que alterações pretende o Executivo fazer com a revisão da lei do trabalho? Confira um resumo das principais alterações previstas na reforma da legislação laboral.

Beatriz Vasconcelos com Lusa | 08:14 - 10/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2940533/governo-convoca-patroes-e-lideres-de-centrais-sindicais-para-reuniao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes