Governo britânico quer facilitar a remobilização de ex-militares "em caso de crise"

  • 15/01/2026

Uma proposta de lei apresentada hoje no parlamento prevê alargar os critérios que permitem ao exército recorrer a soldados desmobilizados, tornando possível a mobilização desses ex-militares.

 

O objetivo é "garantir que as competências e a experiência dos antigos militares possam ser rapidamente utilizadas em caso de crise, nomeadamente com vista a uma transição para a guerra, à semelhança das medidas tomadas pelas forças da NATO para reforçar as suas reservas", explicou o Ministério da Defesa britânico, tutelado por John Healey, num comunicado.

Esses ex-militares, que atualmente constituem a reserva estratégica do exército, poderiam trazer "uma experiência crucial na área cibernética, na medicina, nos serviços de informações e nas comunicações", detalhou o general Paul Griffiths, responsável pela gestão do pessoal do exército, citado no mesmo comunicado.

A proposta de lei em questão (Armed Forces Bill 2026) foi apresentada hoje ao parlamento e a análise do diploma deve começar no final de janeiro na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento).

O Governo prevê que as medidas relativas à reserva estratégica, que conta atualmente com cerca de 95.000 pessoas, segundo o Ministério da Defesa, entrem em vigor a partir da primavera de 2027.

Estas mudanças estão a ser feitas no contexto de um aumento de incerteza e ameaças à segurança, nomeadamente na Europa, pelo Governo britânico trabalhista, que comprometeu-se a aumentar o orçamento da Defesa nos próximos anos.

Em dezembro, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Richard Knighton, apelou à mobilização de "toda a nação" para se preparar para uma "nova era para a defesa" e "construir uma resiliência nacional".

Isso significaria "mais pessoas prontas para lutar pelo seu país", acrescentou na ocasião, numa altura em que o Ministério da Defesa está com dificuldades em atrair novos recrutas.

Leia Também: Reino Unido e França estabelecem centros militares após paz na Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920233/governo-britanico-quer-facilitar-a-remobilizacao-de-ex-militares-em-caso-de-crise#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes