Governo aprova parceria público-privada para Hospital Central do Algarve

  • 26/01/2026

O novo hospital, que estava a ser planeado há 20 anos, avança agora com o lançamento do procedimento de concurso público, para a celebração do contrato de gestão, em regime de PPP, "da conceção, do projeto, da construção, do financiamento, da conservação, da manutenção e da exploração" do HCA, com publicação de anúncio no Jornal Oficial da União Europeia.

 

O Hospital Central do Algarve foi identificado como prioridade em fevereiro de 2006 no relatório final do estudo de avaliação de prioridades de investimento do programa de parcerias para o setor hospitalar.

"Foi identificada como prioritária a necessidade de se construir uma nova infraestrutura hospitalar, na região do Algarve, resultando do referido relatório a identificação do Hospital Central do Algarve como o segundo mais prioritário, logo a seguir ao Hospital de Lisboa Oriental", lê-se no despacho assinado pelos secretários de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, e da Gestão da Saúde, Francisco Gonçalves.

O documento lembra tentativas anteriores de avançar com o projeto, em 2008 e 2011, que foram adiadas "por várias vicissitudes", nomeadamente a assinatura, a 17 de maio de 2011, do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica.

"Entre maio de 2011 e meados de 2022, não existiram desenvolvimentos no procedimento pré-contratual, designadamente por não estarem reunidas as condições necessárias para retomar o procedimento, nos termos e com respeito pelos pressupostos subjacentes ao seu lançamento, em 2008", sublinha.

A aprovação da PPP segue um relatório detalhado elaborado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que analisou os impactos económicos, o custo-benefício e a racionalidade do modelo de parceria.

"Os resultados obtidos com a análise económico-financeira desenvolvida permitem concluir que os benefícios globais do Projeto do HCA, tanto para a população como para o Serviço Nacional de Saúde, superam os custos com o seu desenvolvimento, tendo um potencial muito significativo para o Estado Português", realça o despacho.

A aprovação prevê agora o concurso público internacional para contratação do projeto, sujeito à autorização da despesa pelo Estado, segundo o despacho que entrou em vigor no dia da sua assinatura (7 de janeiro).

A equipa do júri do procedimento inclui representantes da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos, da Administração Central do Sistema de Saúde e da Administração Regional de Saúde do Algarve, assegurando transparência e rigor técnico.

O Governo prevê gastar um montante máximo de 426,6 milhões de euros, repartido por 27 anos e não podendo ultrapassar 50 milhões de euros em cada ano, e estima para 2031 o início da operação da nova infraestrutura, segundo o comunicado do Conselho de Ministros do passado dia 09 de janeiro.

Leia Também: Santa Maria investe mais de um milhão em unidade de cuidados neonatais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926218/governo-aprova-parceria-publico-privada-para-hospital-central-do-algarve#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes