Governo adia entrega de relatório de formação a parceiros sociais

  • 16/12/2025

À saída da reunião, realizada na sede do Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, alguns participantes declararam ter assistido a "uma síntese muito breve" e a "uma abordagem preliminar" sobre o novo enquadramento do regime jurídico da formação profissional.

 

"A síntese, muito breve, que nos foi feita, terá agora de ser densificada e apresentada aos parceiros sociais para que possamos dar o nosso contributo", disse à Lusa Luís Henrique, representante da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) no grupo de trabalho para a formação profissional.

Pedro Pereira, representante da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), confirmou que também a estrutura representativa dos agricultores fica a aguardar a entrega de "um documento mais denso".

Já Hugo Dionísio, representante da CGTP, criticou o Governo por ter apresentado as linhas de uma reorganização administrativa da formação profissional "sem ter ouvido previamente os parceiros sociais" com assento no grupo de trabalho.

"Sem acesso a mais informação, não podemos avaliar as decisões que hoje nos foram apresentadas", disse ainda.

A transferência das competências da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), recentemente extinta, para a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), Instituto do Emprego e da Formação Profissional(IEFP), Instituto da Educação, Qualidade e Avaliação(EduQA) e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foi um dos temas abordados na síntese apresentada pelo Governo.

A extinção da ANQEP, que coordenava a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos, resulta da reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação anunciada no final de julho.

O Governo, que se fez representar na reunião de hoje pelo secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, e pela diretora da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), Ana Olim, não se comprometeu com uma data para a apresentação do relatório final, sendo expectável que não venha a ser feita antes do próximo mês de janeiro.

O grupo de trabalho para a formação profissional e qualificação, formado em 2021 no âmbito dos acordos tripartidos de Concertação Social, integra o Governo e os parceiros sociais CGTP, UGT, CIP, CAP, CCP e CTP.

Leia Também: AR aprova resolução para aumento dos rendimentos e rejeita subidas do SMN

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2905440/governo-adia-entrega-de-relatorio-de-formacao-a-parceiros-sociais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes