Governo aconselha a adiar viagens para Cuba até que "situação estabilize"

  • 17/02/2026

O Governo, através do portal das Comunidades Portuguesas do ministério dos Negócios Estrangeiros, recomendou aos portugueses que tencionam ou vão viajar para Cuba para não se deslocarem ao país, tendo em conta a "imprevisibilidade e risco de agravamentos das condições atuais".

 

Numa nota atualizada no dia 13 de fevereiro, o Governo deixou claro que, embora os conselhos não tenham "natureza vinculativa" e funcionem "apenas como indicações", "nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes"

Desde logo, é mencionada a escassez de combustível que se tem vindo a agravar desde o início do ano. "A 7 de fevereiro, as autoridades cubanas começaram a anunciar uma série de medidas de emergência, por tempo indeterminado, com intuito de reduzir o consumo energético e de combustível", refere.

"Tais medidas abrangem todos os setores e poderão afetar o funcionamento de serviços em áreas relevantes para os viajantes, como os cuidados de saúde, os transportes, o abastecimento de água e eletricidade, as comunicações, o comércio e restauração", alertando "para o encerramento temporário de algumas unidades hoteleiras e possíveis disrupções nos voos, deslocações, excursões e atividades recreativas".

Tendo em conta a "imprevisibilidade e risco de agravamento das condições atuais, aconselha-se os viajantes a considerar o adiamento de deslocações não indispensáveis a Cuba até que a situação estabilize".

No entanto, caso os viajantes decidam realizar a viagem "devem manter-se informados através de fontes oficiais e dos respetivos operadores turísticos e companhias aéreas". 

Escassez de combustível em Cuba: O que acontece a quem tem voos marcados?

Escassez de combustível em Cuba: O que acontece a quem tem voos marcados?

Miguel Quintas, presidente da Associação Nacional de Agências de Viagens, disse ao Notícias ao Minuto que os passageiros com viagem marcada para Cuba até à primeira semana de abril estão a ser aconselhados a mudar o destino. O Governo também já disse estar preocupado com a situação.

Beatriz Vasconcelos | 07:55 - 13/02/2026

Os avisos

O Governo alerta também que, "devido às fragilidades do sistema de produção e distribuição de energia, os cortes de eletricidade são muito frequentes em Cuba".

De notar que, desde o dia 18 de outubro de 2024, "têm ocorrido, ocasionalmente, quebras do sistema elétrico a nível nacional, afetando todo o país em simultâneo durante alguns dias, com consequências também a nível do abastecimento de água, gás e acesso a combustível", o que acaba também por afetar vários hotéis e restaurantes, assim como hospitais.

Há ainda a destacar a situação epidemiológica, uma vez que "têm-se registado em Cuba surtos de vários vírus transmissíveis através de mosquitos", tal como chikungunya e dengue, e ainda "vírus transmissíveis por outras vias, como o da Hepatite A".

O Executivo, note-se, aponta a importância de realizar a Consulta do Viajante antes de viajar para este país da América Latina. 

Por fim, há ainda que ter em conta que os estabelecimentos comerciais serem "menos numerosos e com uma variedade de produtos "muito mais limitada do que em Portugal". Por exemplo, "a disponibilidade de medicamentos é extremamente escassa em todo o país". 

De realçar ainda que o levantamento de dinheiro em caixas multibanco "é bastante difícil e limitado".

Governo acompanha com "atenção e preocupação" a situação em Cuba

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirmou que o Governo acompanha com atenção e preocupação a situação de Cuba.

"A questão de Cuba é acompanhada por nós com muita atenção e também com preocupação, evidentemente", disse Paulo Rangel, quando questionado pelos jornalistas no dia 12 de fevereiro.

"Portanto, há trabalho em curso e, nesse sentido, diria que é um acompanhamento muito perto, mas não quero dizer mais nada, porque não devo dizer mais nada", explicou.

Governo acompanha com

Governo acompanha com "atenção e preocupação" a situação em Cuba

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirmou, no Porto, que o Governo acompanha com atenção e preocupação a situação de Cuba, que está a sofrer as consequências da suspensão das entregas de petróleo da Venezuela.

 Lusa | 06:26 - 12/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2940853/governo-aconselha-a-adiar-viagens-para-cuba-ate-que-situacao-estabilize#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes