Governadores de bancos centrais apoiam independência da Fed e de Powell

  • 13/01/2026

"Solidarizamo-nos plenamente com o Sistema da Reserva Federal e o seu presidente, Jerome H. Powell", refere a declaração conjunta hoje conhecida.

 

Segundo os signatários desta carta de apoio, "a independência dos bancos centrais é fundamental para a estabilidade de preços, financeira e económica, em benefício dos cidadãos".

Esta declaração surge depois de, no domingo, o presidente da Fed, Jerome Powell, ter dito que a instituição recebeu uma intimação do Departamento de Justiça que pode resultar em acusações criminais tendo em vista a sua destituição, com base numa audiência no Congresso, em junho, durante a qual foi questionado sobre os custos adicionais das renovações na sede da Fed em Washington.

O presidente do banco central defendeu que o procedimento "sem precedentes" assenta num "pretexto", e que a intimação faz parte da pressão contínua, exercida pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a instituição para cortar as taxas de juro de forma mais drástica, mesmo com a inflação a manter-se acima da meta de 2%. Powell declarou ainda que não cederá à pressão do Governo.

A procuradora dos EUA para o Distrito de Columbia, Jeanine Pirro, disse que a Fed ignorou um contacto do seu gabinete para discutir os custos excessivos da reforma, "tornando necessário o recurso a processos legais --- o que não é uma ameaça".

A Presidência dos Estados Unidos negou hoje que Donald Trump esteja por trás da investigação lançada pelo Departamento de Justiça, que pode resultar em acusações criminais e na destituição do líder do banco central, Jerome Powell.

A Casa Branca considera Powell "mau naquilo que faz", mas disse que não ordenou a investigação.

Em 29 de dezembro, Donald Trump tinha já avançado a possibilidade de acusar Powell por causa dos custos das renovações na sede da Fed em Washington.

A carta hoje conhecida é assinada, entre outros, pela presidente do BCE, Christine Lagarde, pelo governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, junto com os seus homólogos da Suécia, da Austrália, do Canadá, da Coreia e do Brasil, entre outros.

Leia Também: BBC contesta jurisdição dos EUA e pede rejeição de processo de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2918443/governadores-de-bancos-centrais-apoiam-independencia-da-fed-e-de-powell#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes