Governadora de Nova Iorque escolhe nova aliada após vice lançar candidatura

  • 05/02/2026

Hochul, uma democrata moderada, nomeou Adrienne Adams, ex-presidente do Conselho Municipal de Nova Iorque, como candidata ao cargo de vice-governadora nas próximas eleições, dispensando formalmente o atual vice-governador, Antonio Delgado.

 

A escolha de Adams pode ajudar Hochul, natural de Buffalo, a fortalecer a sua credibilidade no interior do Estado e a conquistar potencialmente o apoio dos eleitores negros da classe trabalhadora na cidade, numa altura em que Delgado procura o apoio dos progressistas.

"A Adrienne e eu estamos habituadas a arregaçar as mangas e a obter resultados para os nova-iorquinos trabalhadores. Juntos, continuaremos a investir na segurança pública, a reduzir custos e a fazer deste estado um lugar onde todas as famílias possam prosperar", sublinhou Hochul em comunicado.

Adams, que é natural do sudeste de Queens e representou partes do bairro antes de se tornar a primeira presidente negra do conselho municipal, candidatou-se sem sucesso à presidência da câmara no ano passado, não conseguindo ganhar impulso num campo concorrido que incluía o futuro presidente da câmara da cidade, Zohran Mamdani.

Hochul e Delgado estavam em conflito há meses antes de Delgado anunciar que não se iria candidatar ao lado da governadora no ano passado, insinuando a sua própria candidatura a um cargo mais elevado.

Delgado oficializou a rutura em junho com a sua própria candidatura a governador, defendendo uma liderança mais progressista e transformadora no Estado.

Desde então, Delgado encontra-se numa posição política curiosa, pois mantém-se como vice-governador de Hochul, pelo menos no papel, enquanto faz campanha por todo o Estado, lançando 'farpas' numa disputa contra a sua própria chefe.

Também Delgado já anunciou a candidata a vice-governadora, a progressista India Walton, com um vídeo intitulado "Uma Mãe de Buffalo", numa 'alfinetada' a Hochul, que se autointitula frequentemente a primeira "governadora-mãe" do Estado.

Nos últimos meses, Hochul tem evitado perguntas sobre a situação invulgar do seu vice-governador.

Delgado, antigo membro do Congresso, moldou a sua candidatura à imagem de Mamdani, procurando captar o entusiasmo progressista e apresentando-se como parte de uma nova geração de líderes mais bem preparados para guiar Nova Iorque durante o segundo mandato do Presidente republicano Donald Trump.

Hochul apoiou Mamdani e é aliada do socialista democrático, mas tem claras divergências ideológicas com o novo presidente da câmara.

A mais recente rutura pública entre os dois líderes ocorreu quando Hochul rejeitou a sua ideia de aumentar os impostos para os ricos.

Leia Também: Nova Iorque lança projeto para monitorizar agências federais de imigração

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933173/governadora-de-nova-iorque-escolhe-nova-aliada-apos-vice-lancar-candidatura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes