Governador do BdP diz que é preciso retirar "ilações" sobre mau tempo

  • 08/02/2026

Numa publicação na sua conta pessoal no X, este sábado, Santos Pereira escreveu que "recentes tempestades puseram a nu algumas das debilidades de planeamento e de falta de prevenção que grassam no nosso País".

 

"Passado este momento de emergência, teremos de retirar as necessárias ilações e ensinamentos de toda esta crise", disse o ex-ministro da Economia e do Emprego do Governo de Passos Coelho.

"Não é aceitável que tenhamos populações isoladas e inundadas por falta de prevenção ou até de manutenção de equipamentos de bombagem que poderiam evitar males maiores", nem que as populações "possam ficar semanas sem luz e comunicações", afirma o governador.

"E não é aceitável que não existam planos de crise detalhados e simulacros regulares para as áreas com maior propensão para cheias e inundações, que são recorrentes de tempos a tempos", acrescentou Álvaro Santos Pereira.

 

O responsável defendeu que é necessário "mudar radicalmente", apontando que nas próximas semanas e meses, se devia "aprender as lições com mais esta crise natural e começar" a preparação "para as próximas intempéries, cheias e vendavais, ou outras catástrofes naturais".

"Prevenção e planeamento deviam entrar no nosso léxico comum e no nosso dia-a-dia para evitarmos males futuros e minimizarmos catástrofes vindouras", escreveu, salientando que é preciso "mudar de atitude" para aumentar a resiliência do país a este tipo de fenómenos.

Catorze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Porto de Mós com 5 milhões de danos em espaços e edifícios públicos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2935382/governador-do-bdp-diz-que-e-preciso-retirar-ilacoes-sobre-mau-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes