"Gouveia Melo foi a nossa luz na noite mais negra", diz Isaltino Morais
- 14/01/2026
Esta posição foi assumida por Isaltino Morais no segundo discurso que proferiu num jantar comício da campanha de Gouveia e Melo, no pavilhão do Parque Desportivo Carlos Queiroz, em Carnaxide, concelho de Oeiras.
"Nessa noite escura tivemos uma estrela que nos guiou, que nos fez ter esperança, que nos fez acreditar. Henrique Gouveia Melo foi a nossa luz na noite mais negra", declarou o presidente da Câmara de Oeiras, perante centenas de pessoas.
Isaltino Morais defendeu depois a tese de que a candidatura presidencial do ex-chefe do Estado-Maior da Armada não é apenas do próprio Gouveia Melo. "Nasceu do povo. Esta é a candidatura de todos quantos se recusam a desistir", sustentou, antes de atacar o sistema partidário e os respetivos candidatos a Belém.
"Há um único candidato equidistante do sistema partidário e verdadeiramente independente, o almirante Gouveia Melo. Nesta fase, cai a máscara dos demais candidatos", acusou.
De acordo com Isaltino Morais, "se até há pouco tempo se diziam visceralmente independentes dos partidos políticos, com promessas solenes de equidistância, agora cada um está a lutar para garantir os votos do núcleo duro dos seus partidos de origem".
"Do mesmo modo - e isso é realmente preocupante, estamos a ver os dirigentes dos partidos, a colarem-se aos seus candidatos. E sem pudor e sem reservas estão a assumir os compromissos de cada família político-partidária", apontou o autarca de Oeiras.
Depois, fez referências indiretas, primeiro a Cotrim Figueiredo, depois ao presidente do PSD, Luís Montenegro.
"Com a aproximação das eleições, observam-se partidários a dirigir cartas aos líderes de outros partidos pedindo o seu apoio; ou os próprios líderes partidários a esforçarem-se no apoio, receosos que a derrota do candidato seja vista como a derrota do próprio partido", acrescentou.
Leia Também: "Socialistas, libertem-se do seguidismo e apoiem Gouveia e Melo"













