Gouveia e Melo vs Mendes. Farpas, críticas e caos marcam último debate
- 22/12/2025
Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes enfrentaram-se, esta segunda-feira, no último debate para as eleições presidenciais, que decorrem já em janeiro.
O debate foi marcado por uma troca de acusações e críticas, que começaram com as dúvidas de Gouveia e Melo em relação ao passado profissional de Marques Mendes e terminaram com o social-democrata a questionar as intenções do almirante face à candidatura à Presidência da República.
Sobre as ideias dos dois candidatos para o futuro do país, pouco ou nada se falou, sendo apenas ligeiramente abordado o tema da Defesa.
As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026 e esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.
Além de Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes, estão na corrida João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (Livre), António José Seguro (PS), André Ventura (Chega) e Catarina Martins (BE).













