Gouveia e Melo diz que chefe de Estado deve ser "moderador do sistema"

  • 01/12/2025

Henrique Gouveia e Melo visitou hoje a Wonderland Lisboa, um mercado de Natal na zona do Parque Eduardo VII, no qual foi cumprimentado por várias pessoas, recebeu algumas promessas de voto, tirou fotografias e até disparou uns "tirinhos" numa das bancas, onde aprendeu que o truque para derrubar as latas era disparar não para o meio, mas para cima.

 

No final, questionado pelos jornalistas se estava mais habituado a disparar para o centro, respondeu, em tom bem-disposto, que está "mais habituado a tentar levar o país para cima" e "para sair das fronteiras em que está".

Já à pergunta como se deve posicionar o próximo chefe de Estado em relação ao Governo PSD/CDS-PP, defendeu que deve ajudar o executivo "a ter a estabilidade suficiente e as condições suficientes para governar e, simultaneamente, deve ser exigente com a própria governação".

"Se fizer essas duas coisas, por um lado, permite a estabilidade o desenvolvimento do país, mas, por outro, faz um papel importante em representação de todos os portugueses, que é ser exigente com a governação", disse.

Gouveia e Melo deu o exemplo concreto dos incêndios deste verão em que considerou existir, num momento inicial, "um desfasamento entre as preocupações da elite dirigente partidária e o que estava a acontecer no terreno".

"Eu alertei para esse desfasamento e esse alerta foi suficiente para que se reconsiderasse a situação e o Governo reagiu e reagiu bem. Muitas das vezes, o que a presidência tem que fazer é usar a sua palavra e o exercício dessa palavra com moderação, mas com significado nos momentos certos", afirmou.

Questionado se tem mais condições para o fazer do que os seus adversários, Gouveia e Melo não se referiu a qualquer candidato em particular, mas frisou que "o presidente é um moderador do sistema e deve equilibrar o sistema".

"Por não ter lógicas político-partidárias, tudo o que farei é no sentido do Estado e dos interesses nacionais, porque não vou participar em nenhuma lógica de que 'é preciso ganhar o poder neste momento ou é preciso prejudicar a governação neste momento'", avisou, embora salientando que o papel dos partidos é muito importante.

O almirante na reserva e ex-chefe do Estado-Maior da Armada foi ainda questionado como vê um possível acordo de paz para a Ucrânia, defendendo que na resolução deste conflito se joga "muito do futuro da Europa".

"Todos nós devemos estar preocupados, concentrados e focados em ajudar os ucranianos a terem não só um acordo digno, como um acordo que permita estabilizar a Europa para um período prolongado. Se não, é uma questão de tempo, teremos outro tipo de iniciativas e de tentativas noutras, geografias, que poderão afetar diretamente a Europa, a NATO, e criando uma reação que para todos nós é indesejável", avisou.

Questionado se não está afastada a possibilidade de jovens portugueses terem de combater numa guerra, respondeu: "Nenhum responsável nacional ou político deseja que os jovens portugueses tenham de combater. Fazemos e faremos tudo, qualquer um de nós, para evitar isso".

No entanto, alertou que "o medo ou a falta de coragem para tomar atitudes que permitem criar a dissuasão suficiente" pode ser prejudicial, dizendo que "a melhor forma de prevenir o conflito é estar pronto".

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026 e anunciaram-se como candidatos, entre outros, António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD e CDS-PP).

Leia Também: Gouveia e Melo: "Emigrantes são postos avançados da cultura portuguesa"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2897690/gouveia-e-melo-diz-que-chefe-de-estado-deve-ser-moderador-do-sistema#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes