Gouveia e Melo define-se como um social-democrata "à antiga"

  • 13/01/2026

Esta definição ideológica do ex-chefe do Estado-Maior da Armada foi por si feita no discurso que proferiu no jantar comício da sua candidatura, na freguesia de Terrugem, em Sintra.

 

"Não vou falar dos meus adversários, vou falar do meu sonho de Portugal, o meu sonho de um país com um novo contrato social, em que as empresas são de alta produtividade e não precisam de explorar trabalhadores, precarizar o trabalho e pagam bons salários", declarou logo no início da sua intervenção.

Do ponto de vista ideológico, Gouveia e Melo afirmou acreditar "na social-democracia antiga, a que foi praticada no norte da Europa, que desenvolveu uma economia competitiva, altamente tecnológica, mas também um povo com elevada coesão social em que ninguém fica para trás".

A seguir, neste contexto, invocou a sua experiência "como ex-comandante de submarinos" para rejeitar a doutrina neoliberal.

"Era incapaz de conceber partir para um destino qualquer, deixando metade, ou um quarto, ou 10% da minha tripulação. No caso de Marinha de Guerra, chama-se guarnição", afirmou, antes de concluir:

"Não sou um neoliberal, mas sou um liberal da economia, mas numa economia que ajude a população, porque no fim, bem no fim, a economia somos todos nós, as pessoas. E são as pessoas que fazem a economia", sustentou.

Na sua intervenção, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada defendeu a tese de que uma economia saudável "precisa de ter um povo coeso e saudável por trás dessa economia".

"Não consigo conceber uma sociedade em que 18% da nossa população está em risco de miséria. Não consigo conceber uma sociedade em que os nossos idosos estão a ser depositados [em lares] em condições indignas, porque não há maneira de poder tomar conta deles de forma digna", declarou.

De acordo com Gouveia e Melo, a resposta a dar "a esta indignação não é falar dela, mas dizer-se que é possível mudar em vida útil esse estado de coisas".

Depois de prometer lutar contra a emigração de jovens quadros e de pressionar para mudar no plano do acesso à habitação, o almirante defendeu os trabalhadores da administração pública.

"O Estado demora a reformar-se não por causa dos funcionários públicos. Não é por causa dos militares, dos professores, dos enfermeiros, dos médicos. Essas pessoas fazem verdadeiramente milagres", considerou.

Gouveia e Melo reivindicou conhecer a máquina do Estado "por dentro".

"De todos os candidatos, sou verdadeiramente aquele que conhece o Estado por dentro. Nós temos pessoas extraordinárias e se ainda damos resposta é porque essas pessoas existem no sistema. Agora, o sistema não pode ser premiável a servir de porto de abrigo a clientelas políticas", apontou, recebendo uma ovação.

Deixou ainda uma farpa ao Governo a propósito da revisão da legislação laboral, classificando-a como desnecessária. Na sua perspetiva, as empresas que precisam da precarização do trabalho para sobreviver "são aquelas que verdadeiramente não interessam no novo tecido e no novo modelo económico".

Apesar de não ter visado diretamente nenhum dos seus adversários, voltou a criticar as propostas de Marques Mendes sobre a realização de conselhos de Estado, ou de António José Seguro sobre a celebração de pactos.

Por exemplo, segundo o almirante, para responder aos problemas na justiça "não é através de reuniões no Conselho de Estado e também não é através de famosos pactos que não servem para nada".

"É ações diárias e constantes para mudar uma cultura. Uma cultura que, mudada, vai tirar um dos maiores entraves ao desenvolvimento do país", acrescentou.

[Notícia atualizada às 23h02]

Leia Também: Presidenciais. Ventura lidera (com Seguro muito perto): Que diz sondagem?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2918905/gouveia-e-melo-define-se-como-um-social-democrata-a-antiga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes