Gouveia e Melo defende transparência e independência presidencial

  • 27/12/2025

Gouveia e Melo falava, em declarações aos jornalistas, durante uma visita à vila piscatória de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, tendo considerado que o seu opositor Luís Marques Mendes não tem esclarecido os portugueses sobre questões levantadas sobre o seu percurso profissional.

 

"Só se estive distraído. Já sabe quem foram os clientes e quais foram os interesses que defendeu? É uma questão que foi levantada e que, naturalmente, a população terá essa questão na cabeça. Só lembrei qual é a profissão do doutor Luís Marques Mendes, para além de comentador político. Foi a pergunta que fiz e que interesses essa profissão alavanca ou pode alavancar dentro da função presidencial. Julgo que todos os portugueses querem saber isso", sustentou.

O candidato acrescentou: "Nós não estamos a fazer nenhum ataque. Eu pelo menos não tenho intenção de fazer nenhum ataque. Só peço transparência, porque é isso que julgo que todo o povo português também quer, saber exatamente o que é que faz, como faz, com quem faz, são coisas normais".

Gouveia e Melo sublinhou que os portugueses "não estão a eleger um partido", mas "uma pessoa", reforçando que a candidatura que encabeça "não é partidária".

O candidato, que vai estar no domingo e segunda-feira na ilha Terceira, defendeu ainda um "maior cuidado" com "as expressões" usadas em campanha.

"A minha linguagem é muito própria da Marinha. Nós temos sempre algum cuidado na linguagem que usamos. A nossa diplomacia começa quando somos muito jovens. Portanto, a minha linguagem refere isso e mostra isso", vincou Gouveia e Melo, em Rabo de Peixe, onde visitou o porto de pescas local, conversou com pescadores e entrou em cafés da vila.

O candidato salientou também que, embora os poderes do Presidente da República estejam definidos na Constituição, "o perfil do Presidente é muito importante", incluindo a capacidade de ser exigente com o Governo sem se tornar "uma força de bloqueio" e ter a capacidade para "organizar, motivar, juntar e contribuir para o todo nacional em vez de dividir".

No plano internacional, questionado sobre um eventual envio de tropas portuguesas para uma futura missão de manutenção de paz na Ucrânia, Gouveia e Melo afirmou que qualquer decisão "requer um grande consenso nacional de todos os atores" e "até da própria população".

"De facto o que se passa hoje na Europa é se não tivermos cuidado podemos ter o início de um terceiro conflito mundial no Leste Europeu e devemos pensar seriamente qual deve ser a nossa participação para evitar esse conflito", sustentou.

Durante a sua visita à ilha de São Miguel, Gouveia e Melo referiu-se ainda à revisão da Lei de Finanças Regionais e disse que "é favorável à maior descentralização possível", salientando que "acredita que os problemas devem ser resolvidos em proximidade e não em distância".

"Há matérias que são macro. Portanto, devem ser feitas de uma forma central. Mas, a maior parte das matérias nem são macro. São matérias que devem ser delegadas em quem lida com as pessoas diretamente e com os problemas das pessoas. Por isso sou adepto de uma maior descentralização. A forma como essa descentralização deve ser feita é o que nós temos que estudar. Mas, devemos caminhar nesse sentido", afirmou.

Questionado sobre o facto de o Governo da República pretender alterar os critérios de elegibilidade do Subsídio Social de Mobilidade (SSM) para que o apoio só seja pago a quem não tenha dívidas à Segurança Social e Autoridade Tributária, Gouveia e Melo considerou que as dívidas "têm que ser pagas".

Mas, defendeu a necessidade de medidas do Estado para recuperar as pessoas que estão em "determinadas situações sociais" de endividamento, reiterando o combate à pobreza e às desigualdades como uma das prioridades do próximo Presidente da República.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro.

Leia Também: Gouveia e Melo: "Campanha suja anda a fazer aquele que fala sobre isso"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910327/gouveia-e-melo-defende-transparencia-e-independencia-presidencial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes