Gouveia e Melo critica Montenegro por ter dito que MP foi "longe demais"

  • 18/12/2025

"O que eu acho que o primeiro-ministro não devia ter dito, na minha muito modesta opinião, é que o Ministério Público foi longe demais. Poderia ter dito, eventualmente, que demorou tempo demais. São coisas diferentes", distinguiu.

 

Gouveia e Melo referia-se às declarações de Luís Montenegro, que, na quarta-feira, disse que o MP, "coadjuvado pela Polícia Judiciária, promoveu uma averiguação preventiva que, na prática, foi um autêntico inquérito criminal".

"Se há uma suspeita, deve ser investigada e deve ser esclarecida. Agora, não podemos é demorar muito tempo a investigar e a esclarecer assuntos que afetam a vida política portuguesa. Porquê? Porque ao afetar a vida política portuguesa, de alguma forma, condicionam a nossa própria democracia. E, num passado muito recente, mudaram até o Governo", notou o candidato presidencial.

Assim, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada considera que é necessário ter "muito cuidado com essas interferências".

"Nem o Governo deve interferir na área da justiça, mas a justiça deve fazer tudo para não politizar a sua própria justiça", declarou aos jornalistas, após uma visita ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.

A averiguação preventiva à Spinumviva, empresa da família do primeiro-ministro, foi arquivada, anunciou na quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Numa nota publicada no 'site' do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o Ministério Público justifica o arquivamento com o facto de não ter existido "notícia da prática de ilícito criminal".

"É positivo para o senhor primeiro-ministro que as nuvens que pairavam tenham desaparecido, porque, ao fazer isso, a governação torna-se mais livre, tem maior credibilidade e isso garante uma melhor governação", considerou.

No entanto, Gouveia e Melo, recordou que "houve um primeiro-ministro, o Dr. António Costa, que saiu do Governo e gerou-se uma crise política, por uma investigação que parece que não tem nada".

"Foi um caso anterior ao caso do primeiro-ministro atual, ainda hoje não há respostas sobre essa investigação. O poder político não pode estar refém permanentemente de investigações que demoram meses e anos a serem feitas, porque isso acaba por tornar o nosso sistema político refém do sistema judicial. E a separação de poderes aqui é mesmo muito importante", evidenciou.

O candidato presidencial aludia à 'Operação Influencer', investigação do MP sobre a instalação de um centro de dados em Sines, que levou à queda do Governo liderado por António Costa, em novembro de 2023.

"As suspeitas permanentes sobre o poder político, sem resolução, não parecem boas para a democracia. De facto, agora aconteceu com o primeiro-ministro [...] e ainda bem que superámos esse momento, mas essas suspeitas ainda existem também sobre um ex-primeiro-ministro e não foram superadas", concluiu.

Leia Também: Spinumviva? "Única nuvem negra no horizonte de Montenegro era esta"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2906506/gouveia-e-melo-critica-montenegro-por-ter-dito-que-mp-foi-longe-demais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes