Gouveia e Melo assume resultados "aquém dos objetivos"

  • 18/01/2026

Gouveia e Melo assumiu esta posição na conferência de imprensa final, depois de ter ficado em quarto lugar nas eleições presidenciais, fora da segunda volta, atrás de António José Seguro, André Ventura e Cotrim Figueiredo.

 

"Os resultados ficaram aquém dos objetivos que tracei. Assumo os resultados com serenidade e com respeito absoluto pela vontade dos portugueses", declarou, já depois de ter afirmado que acabara de felicitar os seus adversários António José Seguro e André Ventura por terem passado à segunda volta das eleições presidenciais.

Mais à frente, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada defendeu que, apesar do resultado, o movimento em torno da sua candidatura "constituiu uma lufada de ar fresco".

"Depois de 45 anos a servir Portugal, posso afirmar com clareza que o país continuará a contar comigo, com a minha participação cívica, com a minha e com o meu empenho na defesa dos valores que sempre me orientaram", salientou.

Na sua declaração inicial, Gouveia e Melo disse que a sua candidatura constituiu "uma experiência" que o honrou.

"Honrou-se pela confiança recebida, pela forma como fui acolhido em todo o país e pela oportunidade de participar ativamente num momento tão relevante da nossa democracia. É com grande satisfação que concluo que este movimento que conseguiu algo que considero essencial para o futuro coletivo", sustentou.

Especificou que, na sua perspetiva, a sua candidatura, "conseguiu agregar pessoas muito diferentes, de espetros [políticos] distintos, com histórias de vida, ideias e sensibilidades diversas".

"Demonstramos que é possível unir a diferença quando existe uma causa maior que nos transcende a todos -- e essa causa maior é o nosso país. Portugal pode e deve ser um espaço de convergência, mesmo quando há diversidade de opiniões", acrescentou, recebendo uma prolongada salva de palmas.

Na sua intervenção inicial, Gouveia e Melo voltou a defender a tese de que é preciso "despartidarizar a Presidência da República e devolver a esse cargo a sua natureza verdadeiramente suprapartidária".

"O país beneficia quando o Presidente da República é visto como um garante de equilíbrio, de estabilidade e de proximidade a todos os portugueses, sem exceções. Foi isso que me propus com este desafio, pela importância de trazer uma lufada de ar fresco à vida pública, de mostrar que é possível servir o país com independência, sentido de missão e espírito de compromisso, sem amarras partidárias", completou.

[Notícia atualizada às 23h08]

Leia Também: Candidatura de Gouveia e Melo pede que se aguarde pelos resultados

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921794/gouveia-e-melo-assume-resultados-aquem-dos-objetivos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes