Gouveia e Melo associa Seguro ao corte de pensões no período da "troika"

  • 15/01/2026

"Comigo não vai passar nenhum decreto-lei, nem nada, que comprometa as pensões das pessoas mais velhas", declarou o ex-chefe do Estado-Maior da Armada aos jornalistas no final de uma ação de campanha debaixo de chuva e vento forte na Feira de Gondomar.

 

Numa alusão ao período de assistência financeira a Portugal (2011/2014) -- altura em que António José Seguro desempenhou as funções de secretário-geral do PS e em que o Governo PSD/CDS de Passos Coelho tinha maioria absoluta no parlamento -, Gouveia e Melo considerou que "há coisas que os políticos não podem aceitar", porque "são indignas", como o corte do valor das pensões.

"Pessoas que já não tinham capacidade de resistir, foram-lhes cortadas pensões. Esse corte foi apoiado por alguém que é da esquerda e não necessitava sequer de apoiar, porque havia uma maioria [PSD/CDS] na Assembleia da República. Comigo isso nunca vai acontecer", declarou.

O almirante fez então uma promessa: "Não vou trair; comigo nunca mais haverá cortes de pensões para pessoas que não têm capacidade depois para fazer qualquer outra atividade".

"Isso aconteceu no passado e foi o Tribunal Constitucional que evitou. Mas, antes, houve um alinhamento de pessoas que não tinham sequer que alinhar nisso. Agora, usam uma grande retórica, segundo a qual tinha sido para bem do país", criticou, numa nova referência ao antigo secretário-geral do PS.

"Não podemos trair o povo que nos elege, não podemos trair os nossos ideais", acrescentou.

O ex-chefe do Estado-Maior da Armada fez ainda uma alusão à recente estratégia do PS em relação às eleições presidenciais.

"De forma cínica, tenho visto um partido agregar-se à volta desse candidato, quando há dez dias, ou há quatro semanas, os mesmos que o criticavam agora dizem que é um candidato fantástico", apontou.

Gouveia e Melo afirmou-se depois "farto de pose".

"Eu sou substância. E há uma diferença muito grande entre pose e substância", rematou.

De batalha em batalha, Gouveia e Melo dispara contra

De batalha em batalha, Gouveia e Melo dispara contra "casta da política"

Gouveia e Melo esteve na campanha presidencial a travar batalha atrás de batalha contra os seus adversários suportados pela "casta da política", apresentando-se como alternativa independente e com a promessa de ser exigente com os governos.

Lusa | 11:36 - 15/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2919897/gouveia-e-melo-associa-seguro-ao-corte-de-pensoes-no-periodo-da-troika#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes