Google revelou o Pixel 10a. Eis quando chega (e quanto custa) o telemóvel
- 18/02/2026
Conforme havia prometido, a Google anunciou oficialmente esta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, o Pixel 10a - um novo membro da “família” Pixel 10 que é também o modelo mais acessível desta geração de dispositivos móveis.
Tal como o nome indica, o Pixel 10a é o sucessor do Pixel 9a lançado no ano passado e, ainda que as diferenças sejam poucas em relação ao modelo de 2025, a Google fez questão de ainda assim integrar algumas novidades.
É o caso do design que, por muito que tenha de semelhante ao Pixel 9a, mostram que a Google está atenta e disposta a fazer melhorias ao design. O módulo de câmara, que no Pixel 9a era um pouco mais saliente, é completamente plano em relação à face traseira neste Pixel 10a. Significa isto que o telemóvel fica 100% em contacto com a superfície onde está pousado.
Vamos então às especificações. O Pixel 10a está equipado com um ecrã pOLED de 6,3 polegadas com 1.080 x 2.424 de resolução e uma taxa de atualização até 120Hz. No interior podemos encontrar um processador Tensor G4, 8GB de memória RAM, entre 128GB ou 256GB de armazenamento interno e uma bateria que, de acordo com a Google conta com autonomia para mais de 30 horas de utilização.
No que diz respeito à câmara traseira, os utilizadores podem contar com um sensor principal de 48MP e uma lente ultra grande angular de 13MP. A câmara frontal está equipada com um único sensor de 13MP.
Naturalmente, os aficionados por fotografia e vídeo podem contar com as funcionalidades de Inteligência Artificial a que os modelos anteriores já habituaram. Entre elas contamos com a capacidade de remover ruído de vídeos, elementos indesejados de fotografias e também fotografias mais “limpas” graças às ferramentas de edição que a Google tem integrado nos seus telemóveis.
Está ainda integrada a opção Live Translate (que permite desfrutar de traduções em tempo real nas mensagens, vídeos e chamadas) e o sempre útil Circle to Search, que faz uma pesquisa sobre um tema que tenha sido realçado pelo utilizador com o contorno do dedo.
É importante também lembrar que, à semelhança das séries Pixel 9 (excluindo o Pixel 9a) e Pixel 10, este Pixel 10a também é compatível com a funcionalidade Partilha rápida, que permite enviar ficheiros para iPhones com AirDrop.
O Pixel 10a será lançado em quatro cores (Neblina, Obsidiana, Framboesa e Lavanda) e ficará disponível nas lojas no começo de março, mais precisamente no dia 5.
As pré-encomendas começam esta quarta-feira. Quanto ao preço, saiba que o Pixel 10a de 128GB custará 559 euros e que a versão de 256GB ficará por 659 euros.
Pode ver acima algumas imagens deste novo Pixel 10a.
Leia Também: Compatibilidade com o AirDrop da Apple chegará a mais telemóveis Android















