Google com 'doodle' dedicado às Presidenciais em Portugal. Já viu?
- 18/01/2026
Como já é habitual para muitos dos eventos que marcam um país ou o mundo, o Google fez um 'doodle' - e, se já fez uma pesquisa hoje, com certeza reparou que este domingo é dedicado às eleições presidenciais em Portugal.
Pode ver a imagem mais abaixo.
Recorde-se que mais de 11 milhões de eleitores são chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, sendo 11 os candidatos aceites, um número recorde.
A afluência às urnas situava-se, até às 16h00 de hoje, nos 45,51%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, acima do que se registou nas últimas eleições.
Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro de 2021 em pandemia, e à mesma hora, a afluência às urnas foi de 35,44%, o que se traduz numa subida de 10,07 pontos percentuais.
© Google
Os candidatos são, de acordo com a ordem no boletim de voto, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), o músico Manuel João Vieira, Catarina Martins (apoiada pelo BE), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela IL), o pintor Humberto Correia, António José Seguro (apoiado pelo PS), Luís Marques Mendes (apoiado por PSD e CDS-PP), André Ventura (apoiado pelo Chega), António Filipe (apoiado pelo PCP) e Henrique Gouveia e Melo.
Tenha ainda atenção que, no boletim de voto, constam três nomes cujas candidaturas não foram aceites pelo Tribunal Constitucional. O voto neles será, por isso, considerado nulo. Tratam-se de Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa.
As urnas para as eleições presidenciais abriram às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira e uma hora depois nos Açores devido à diferença horária, encerrando às 19h00.
Leia Também: AO MINUTO: 45,51% votaram até às 16h (mais 10% do que em 2021)














