Goleador-mor Pavlidis evita percalços do Benfica antes do Natal
- 23/12/2025
O Benfica garantiu, na noite desta segunda-feira, o direito de ter uma consoada de Natal tranquila, depois de registar a quarta vitória consecutiva para todas as competições, agora por 1-0 na receção ao Famalicão, na ronda 15 da I Liga.
Sem grande brilho, os comandados de José Mourinho cumpriram a missão, sempre com Pavlidis na linha da frente, ensinando como se coloca a bola na baliza adversária. O 14.º golo do artilheiro da competição apareceu aos 34 minutos, na sequência de uma grande penalidade, conquistada por Otamendi, atingido na zona da cabeça por Justin de Haas.
Na segunda parte, a exibição encarnada continuou cinzenta, mas é notória a mentalidade competitiva dos jogadores, sempre a "morderem" o oponente, como gosta o técnico das águias. As oportunidades claras de golo foram escassas e o Famalicão pouco conseguiu produzir para causar perigo para a baliza defendida por Trubin.
O Benfica alcançou, à condição, o Sporting no segundo lugar, com 35 pontos, a oito do líder FC Porto.
Vamos então às notas da partida
Figura
Não foi o melhor jogo de Pavlidis, mas avançado tem de marcar nas poucas oportunidades que tem. Na marca dos onze metros, colocou a bola junto ao ângulo superior direito, numa clara demonstração de confiança que está a sentir neste momento. Termina a primeira metade da temporada com 20 golos em 29 jogos. Já leva 50 de águia a peito.
Surpresa
Carevic fez de tudo para manter o Famalicão em jogo até ao apito final. O guarda-redes sérvio, de 26 anos, é um dos melhores do campeonato na sua posição e comprovou isso na Luz, sobretudo com sobriedade nas suas ações. Só não parou mesmo o penálti de Pavlidis.
Desilusão
Não foi a noite mais inspirada de Richard Ríos. Faltou sequência ao seu futebol, alternando o bom com o errático, fazendo lembrar os primeiros tempos na Luz.
Os treinadores
José Mourinho
Quarta vitória consecutiva com a baliza a zero, cimentando a consistência em todos os setores. A equipa sabe conviver sem a bola, à espera do momento certo para sair no contragolpe, uma das marcas de registo dos conjuntos liderados pelo 'Special One', que tem de trabalhar mais este Benfica no processo ofensivo para ser mais...entusiasmante. Segue-se uma deslocação ao terreno do Sporting de Braga, no dia 28, na ronda 16 da I Liga.
Hugo Oliveira
A equipa apresentou-se no relvado da Luz fiel à sua imagem, tendo personalidade para ter a bola. No entanto, faltou audácia no processo ofensivo, embora tenha que ser dado o mérito à defesa encarnada. Os minhotos atravessam uma fase de menor fulgor com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, sendo que Sporting de Braga, FC Porto e Benfica estiveram pelo caminho.
Árbitro
André Narciso ficou marcado pela grande penalidade assinalada a favor do Benfica, que acabou por decidir o encontro. Após analisar o VAR, o árbitro admitiu que Otamendi é atingido no momento do salto. Um lance semelhante ao que marcou o encontro entre Santa Clara e Sporting para a Taça de Portugal.
Leia Também: Mourinho responde ao presidente do Famalicão: "Penálti? Fácil"













