Goleada sem travão. Sporting derruba AVS e pressiona FC Porto no trono
- 13/12/2025
O Sporting não teve dificuldades para regressar às vitórias na I Liga ao golear o AVS, por 6-0, este sábado, reaproximando-se à condição do líder e rival FC Porto, que só irá a jogo na segunda-feira, diante do Estrela da Amadora.
A primeira meia hora decorreu em temperaturas bem mornas, até que as coisas aqueceram assim que Luis Suárez (32') abriu o ativo no Estádio José Alvalade. Logo a seguir, Maxi Araújo (35') e Geny Catamo (37') também faturaram para os leões, protagonizando cinco minutos de total loucura.
As coisas não ficaram por aí. Maxi Araújo (47') chegou ao bis no arranque da segunda parte e, pouco depois, foi a vez de Luis Suárez (53') igualar o seu colega. Já em tempo de compensação, Geny Catamo (90+3') imitou os sul-americanos e fez o 6-0 final.
Os bicampeões nacionais reagiram, assim, da melhor maneira ao duplo deslize, diante de Benfica (1-1) e Bayern Munique (3-1), ficando agora a dois pontos do trono da I Liga.
Cinco minutos 'à Sporting'
Rui Borges procedeu a uma espécie de revolução no onze inicial, ao alterar seis peças por comparação ao jogo na Liga dos Campeões, com as entradas de Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Hidemasa Morita, Giorgi Kochorashvili e Francisco Trincão, para os lugares de Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões e Allison Santos, respetivamente. Já João Pedro Sousa procedeu a ligeiros ajustes no conjunto da Vila das Aves.
A partida, essa, contou com um minuto de silêncio em homenagem a Ernesto Figueiredo, um dos Magriços de Portugal, que morreu ao 88 anos, este sábado. Quanto ao jogo, a primeira meia hora foi bem distinta do resto do encontro.
Com apenas seis minutos decorridos, o árbitro Iancu Vasilica até concedeu um penálti para o Sporting, porém, após um alerta do VAR, ficou perceptível que Carlos Ponck não travou Ricardo Mangas em falta na grande área, pelo que a decisão acabou por ser retificada.
Francisco Trincão e Geny Catamo foram os únicos jogadores do conjunto de Rui Borges a tentar assustar a baliza adversária na primeira meia hora, enquanto que, do outro lado, Óscar Perea ainda testou a atenção de Rui Silva.
Tudo mudou no quarto de hora que antecedeu o intervalo, com três golos supersónicos, apontados dentro de um período de cinco minutos. E Luis Suárez foi o primeiro a fazer a festa, com um potente remate de fora da área a contar com a ajuda de um desvio em Cristian Devenish, na hora de trair João Gonçalves, ao minuto 32.
O público de Alvalade ainda estava a festejar o primeiro e eis que já estava a aparecer o segundo. Ao minuto 35, Maxi Araújo aproveitou um passe de Georgios Vagiannidis e, em posição privilegiada na grande área, apontou o 2-0.
Como não há duas sem três, lá apareceu Geny Catamo a completar o 'ramalhete', com um remate de fora da área a culminar no terceiro golo do Sporting, quando estavam decorridos 38 minutos do encontro.
Um bis para cada um
O arranque da segunda parte contou com uma alteração promovida por Rui Borges, ao lançar Matheus Reis para o lugar de Gonçalo Inácio, mas a história seria um pouco semelhante ao primeiro tempo. Isto porque os três marcadores dos golos redobraram a dose… e todos eles bisaram.
Logo aos 47 minutos, Maxi Araújo voltou a mostrar que se entende muito bem com Vagiannidis e, ao segundo poste, assinou o 4-0 para o Sporting. Foi tudo tão rápido que o presidente Frederico Varandas nem conseguiu ver o golo.
Pouco depois, na sequência de um pontapé de canto, foi a vez de Luis Suárez aproveitar a assistência de Matheus Reis para, igualmente ao segundo poste, chegar à mão cheia de golos da formação leonina.
Rui Borges foi lançando jogadores como Fotis Ioannidis, Eduardo Quaresma, João Simões e Alisson Santos, ao passo que, do outro lado, João Pedro Sousa procurava evitar que a equipa piorasse a humilhação de que estava a ser alvo.
Ainda assim, já em tempo de compensação, Geny Catamo igualou os colegas Maxi Araújo e Luis Suárez, com um bis no último lance do encontro, ditando o 6-0 final aos 90+3'.
Com este resultado, o Sporting passa a somar 35 pontos, ficando a dois do líder e rival FC Porto, com 37, que vai defrontar o Estrela da Amadora esta segunda-feira. Ambos seguem à frente do Benfica, com 29, que irá medir forças com o Moreirense. Já o AVS mantém-se na última posição do campeonato, com apenas três pontos somados ao fim de 14 jornadas, seguindo a seis de Arouca e Tondela, em zona de descida.
[Notícia atualizada às 22h47]


















