Goldenergy aplica moratória no pagamento da fatura da luz
- 06/02/2026
Para além destas medidas, a Goldenergy vai acatar as diretivas de apoio aos clientes afetados pelas tempestades Kristin e Leonardo que foram decretadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Desse modo, a empresa suspendeu, por um prazo a definir, as reduções de potência e as interrupções de fornecimento de eletricidade em baixa tensão em caso de incumprimento imputado ao cliente.
Os encargos de potência contratada devidos pelo uso de redes afetadas também não estão a ser faturados, assim como também não está a ser considerada a estimativa de consumo de energia durante o período sem fornecimento de eletricidade devido às tempestades.
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: Galamba: "Ideia de que o que tem de ser feito é enterrar linhas? Não"













