Golaços de parte a parte terminam com regresso do Moreirense às vitórias
- 16/02/2026
O Moreirense está de regresso às vitórias no campeonato português. Depois duas derrotas seguidas contra Vitória SC (0-1) e Gil Vicente (2-1) nas últimas duas ronda do campeonato português, a turma orientada por Vasco Botelho da Costa, venceu na visita, na noite desta segunda-feira, ao terreno do Rio Ave, por 2-1, num duelo que fechou a vigésima segunda jornada da I Liga.
O Rio Ave, que vinha de quatro derrotas consecutivas nas últimas quatro rondas do campeonato, procurava dar a volta a esta situação negativa, que chegou a colocar em cheque o treinador Sotiris Silaidopoulos. O grego foi apontado a uma saída da equipa de Vila do Conde nos últimos dias, mas a verdade é que acabou por se manter no comando técnico dos vilacondenses por mais alguns dias.
No Estádio dos Arcos, a equipa da casa, ao contrário se jogos anteriores, esteve melhor do que os cónegos e dominou a primeira metade. Tamas Nikitscher deu o primeiro sinal de perigo para o clube vilacondense aos seis minutos, com Francisco Domingues a cortar em cima da linha de golo o cabeceamento do jogador do Rio Ave.
Apesar do início forte da equipa da casa, foi o Moreirense quem, em cima do minuto 17, abriu o marcador pela primeira vez. Num momento de pura inspiração individual, Kiko Bondoso amorteceu com o peito e Rodrigo Alonso rubricou um enorme golaço com um remate em arco de fora da área. Os cónegos fizeram golo na primeira vez que remataram à baliza dos locais.
Apesar do golo contra a corrente do jogo, o Rio Ave continuou com uma pressão alta e não deixou o Moreirense ter tempo para pensar na fase de construção. Após pedidos de uma alegada grande penalidade sobre Yan Lincoln aos 29 minutos, o conjunto da casa acabou por chegar ao tento do empate já perto do intervalo.
Num belo gesto técnico, Jalen Blesa pegou no esférico, fletiu para o centro do terreno e atirou rasteiro de longe para o tento da igualdade em cima do minuto 42. À beira do tempo de intervalo, André Ferreira, guarda-redes do Moreirense, evitou o que seria um golo de canto direto por parte de Bezerra.
O Moreirense acabou por resolver a partida com um golo praticamente no arranque da etapa complementar. Em mais um golaço nos Arcos, Mateja Stjepanovic recebe o esférico à entrada da área e atirou um míssil para o fundo das redes de Ennio van der Gouw.
Feitas as contas, o Moreirense subiu ao sexto lugar da tabela com 33 pontos, menos seis do que o Sporting de Braga que é quinto. O Rio Ave somou a quinta derrota seguida da prova e é o 15.º classificado com 20 pontos, mais três do que o Santa Clara que está no lugar de playoff.














