GNR interceta embarcações com 39 migrantes (incluindo menores) em Espanha
- 11/12/2025
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetou duas embarcações semirrígidas que transportavam 39 migrantes, com idades entre os 16 e os 35 anos, no âmbito de uma operação de patrulhamento no Mar Mediterrâneo, ao largo de Almería, em Espanha, no dia 8 de dezembro.
A iniciativa foi levada a cabo pela Coastal Patrol Vessel (CPV) P01 BOJADOR, tendo ocorrido “no âmbito de uma missão de vigilância costeira destinada a detetar atividades ilícitas transfronteiriças e controlar fluxos de imigração irregular”.
“Durante o patrulhamento, os militares da GNR foram alertados para a presença de duas embarcações suspeitas e, com o apoio de meios aéreos da Frontex, conseguiram localizá-las e proceder à sua interceção”, elencou aquele organismo, num comunicado endereçado às redações, esta quinta-feira.
Na primeira embarcação, que estava “em avançado estado de degradação, com os flutuadores a perderem ar”, seguiam 22 migrantes. A GNR considerou que o cenário apresentava “risco iminente”, pelo que foi “necessária uma intervenção célere para salvaguardar as vidas em causa”.
Já numa segunda embarcação, intercetada pouco depois, estavam a bordo 17 migrantes, entre os quais quatro menores.
Esta operação insere-se no âmbito da “Joint Operation SPAIN – INDALO 2025”, liderada pela Guardia Civil e coordenada pela Frontex, na qual a CPV P01 BOJADOR “reforça a vigilância das fronteiras externas da União Europeia, combate a criminalidade transfronteiriça e apoia em missões de busca e salvamento”, entre 7 de dezembro de 2025 e 21 de janeiro de 2026.
Veja as imagens da ação na galeria acima.














