GNR e PSP detidos? Marcelo não comenta, mas pede justiça "rápida"

  • 25/11/2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis comentar, esta terça-feira, "casos concretos, muito menos em investigação judicial", na sequência da detenção de dez militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) que alegadamente exploraram e escravizaram imigrantes, em Beja.

 

"Eu não comento casos concretos, muito menos em investigação judicial, uma vez que é uma investigação feita por entidades judiciais e que, aparentemente, respeita a atuações criminosas, veremos se são ou não", começou por dizer, em declarações aos jornalistas, à saída de uma conferência sobre o 25 de Novembro de 1975, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa

E acrescentou: "Aquilo que diria aqui, como tenho dito noutros outros casos, é que conviria que fosse, na medida do possível, rápida esta investigação. Rápida porquê? Primeiro porque os crimes invocados são graves e segundo porque estão envolvidos efetivos ao serviço de instituições muito importantes na sociedade portuguesa".

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que "a reputação dessas instituições é fundamental". "Logo, se há que se fazer justiça, faça-se justiça. Mas não é indiferente o tempo em que se faz a justiça", reforçou.

"Não é só a reputação dos próprios investigados, não é só a gravidade da matéria que é invocada, mas é a reputação dessas instituições e a sua credibilidade". 

"Tudo o que fosse um processo, respeitando o que a lei prevê, mas rápido é importante. Nós não podemos ter a noção de que só um ano, dois, três, quatro ou cinco anos depois é que se vem a apurar - quando se apura, - matéria que é uma matéria muito sensível para o prestígio das instituições. Se há que fazer justiça, que se faça justiça, mas não é indiferente o tempo em que se faz a justiça", salientou. 

O Presidente da República considerou, no entanto, que o prestígio da GNR e da PSP, "para já", não fica afetado. "Por isso, digo que para que não fique afetada a credibilidade das instituições, que são essenciais para a nossa vida coletiva, é que esta investigação ou este tipo de investigações têm que ser o mais rápidas possível". 

O que se sabe sobre este caso?

Dez militares da GNR e um agente da PSP foram detidos, esta terça-feira, durante uma operação da Polícia Judiciária (PJ) por, alegadamente, explorarem e escravizarem imigrantes.

Em comunicado enviado às redações, a PJ esclarece que levou a cabo a operação Safra Justa para dar cumprimento a cerca de 50 mandados de busca e 17 mandados de detenção em Beja, Portalegre, Figueira da Foz e Porto.

"Em causa", explica a autoridade, "está uma organização criminosa que controlava centenas de trabalhadores estrangeiros, a maioria em situação irregular em Portugal".

Dez GNR e um PSP detidos por explorar e escravizar imigrantes

Dez GNR e um PSP detidos por explorar e escravizar imigrantes

Dez militares da Guarda Nacional Republicana e um agente da Polícia de Segurança Pública foram detidos esta terça-feira por alegadamente explorarem e escravizarem imigrantes (na sua maioria em situação irregular).

Carolina Pereira Soares | 09:20 - 25/11/2025

As reações da GNR e da PSP

A GNR reiterou "total repúdio em relação a quaisquer atos que ponham em causa os direitos humanos, a dignidade das pessoas e o bom nome de todos os seus militares e civis, Mulheres e Homens que, diariamente e de forma abnegada, servem Portugal e os portugueses".

Exploração de imigrantes por militares? GNR afirma:

Exploração de imigrantes por militares? GNR afirma: "Total repúdio"

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já reagiu ao caso de dez militares desta autoridade que foram detidos, esta terça-feira, por suspeitas de envolvimento em práticas ilícitas. O Comando da Guarda "reitera o total repúdio em relação a quaisquer atos que ponham em causa os direitos humanos".

Notícias ao Minuto | 16:32 - 25/11/2025

Posteriormente, também em comunicado, a PSP referiu que "teve conhecimento hoje" desta operação e adiantou que o agente estava "de baixa prolongada, há 14 meses". 

Deu ainda conta que "aguarda conhecimento concreto do sucedido", notando que assim que tiveram "notícias sobre os crimes de que o polícia é indiciado" - informação que neste momento ainda não têm - "serão desenvolvidos os procedimentos disciplinares adequados e preventivos". 

PSP aguarda

PSP aguarda "notícias sobre crimes" de agente detido por exploração

A Polícia de Segurança Pública (PSP) diz repudiar "qualquer conduta, interna ou externa, que constitua uma violação flagrante desses princípios", a propósito da Operação Safra Justa, que culminou na detenção de um PSP e dez GNR.

Notícias ao Minuto | 17:07 - 25/11/2025

Leia Também: Vários militares detidos e expulsos por agressões a imigrantes nos últimos anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2894569/gnr-e-psp-detidos-marcelo-nao-comenta-mas-pede-justica-rapida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes