GNR de Coimbra 'contrata' novo elemento... de quatro patas. Conheça a KIM
- 13/01/2026
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra tem uma nova militar… de quatro patas, bastante felpuda e ainda com muito pouca experiência.
A mais recente adição aos quadros da GNR chama-se KIM e aparenta ter ascendência de pastor alemão - apesar de ainda estar nos primeiros meses da sua vida e, portanto, é difícil ainda determinar com quem se parece mais.
O anúncio foi feito na sexta-feira, 9 de janeiro, nas redes sociais da autoridade: "O Comando Territorial de Coimbra passa a contar com um novo elemento de quatro patas", que "inicia agora o seu percurso ao serviço da segurança e da comunidade".
Apesar de já estar no caminho, ainda vai demorar até KIM estar pronta para proteger o país. Contudo, com "dedicação, treino e espírito de missão" a ainda pequena cadela decerto lá chegará e, em breve, deverá "integrar as valências da GNR, reforçando" a sua "capacidade territorial".
"Desejamos-lhe um percurso de sucesso ao serviço de Portugal e dos portugueses", concluiu a autoridade na publicação.
Nos comentários, os cidadãos que por ela haverão de ser protegidos, fizeram questão de se manifestar, desejando-lhe todo o sucesso e brincando com a nova adição de quatro patas.
"Posso fazer babysitter ao elemento", brinca uma internauta. "Um jovem GNR de 4 patinhas… sucesso, muito sucesso" deseja outra.
Há ainda quem aproveite quase que para negociar, tendo um patudo problemático em casa: "Eu posso deixar a minha de 8 meses para vocês a ensinarem, está rebelde como tudo".
KIM deverá integrar o Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR, que está em constante crescimento.
Em maio de 2024, a Guarda Nacional Republicana partilhou um vídeo de uma ninhada de cinco cachorrinhos, recém-nascidos, com a sua mãe. Ambos os progenitores destes patudos (Inês e Drago) são também eles parte desta unidade canina da GNR - e os filhos deverão seguir o mesmo caminho.
Leia Também: Pulseira eletrónica para dois homens detidos por violência doméstica













