GNR contabiliza nove vias condicionadas no distrito do Porto
- 06/02/2026
Em comunicado, o Comando Territorial do Porto refere que, em Guifões (concelho da Trofa), está condicionada a Rua 25 de Abril devido a um desmoronamento.
Em Gondomar, estão quatro estradas condicionadas, nomeadamente a Rua Beira Rio (Zebreiros) devido a inundação causada pelo rio Douro, o caminho de acesso ao Parque de Travassos (Foz do Sousa) por inundação causada pelo rio Sousa, a Travessa S. Bartolomeu (Melres) e a Rua Beira Rio (Jovim), ambas também por inundações.
No concelho de Baião, estão condicionadas a Rua da Bouça, no Ribadouro, bem como a Rua 20 de junho, em Santa Marinha do Zêzere, ambas por desmoronamentos.
Já em Vila Nova de Gaia, a GNR aponta para condicionamentos na Rua do Areinho (freguesia de Avintes) afetada pela inundação do rio Douro, enquanto a Rua Eugénio Paiva Freixo (Crestuma) sofreu com a queda de árvore e poste de iluminação pública.
Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja até às 15:00 de hoje, um nível em vigor até às 12:00 de sábado nos distritos de Viana do Castelo, Porto e Beja.
Portugal está a ser afetado pela passagem da depressão Leonardo, com chuva persistente e por vezes forte.
Doze pessoas morreram no país desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também várias centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro, abrangendo 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: AO MINUTO: Mau tempo faz mais 1 morte; Peso da Régua prepara evacuação













