GNR apreendeu 2,3 toneladas de amêijoa-japonesa em Vilar Formoso
- 25/12/2025
Em comunicado, a força de segurança adianta ter identificado na altura três homens, entre os 36 e os 41 anos, e levantado quatro autos de contraordenação.
A apreensão feita por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Vilar Formoso (distrito da Guarda), "em estreita colaboração com o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras", ocorreu durante uma ação de patrulhamento, após terem sido detetadas "três viaturas envolvidas no transporte e exportação irregular de bivalves para Espanha", precisa a GNR.
Após "verificação higiossanitária", os bivalves "foram encaminhados para destruição, por não reunirem as condições necessárias para consumo humano".
No mesmo dia, também foram apreendidas pela Polícia Marítima e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) mais de 2,5 toneladas de amêijoa japónica num armazém clandestino na região de Lisboa.
Na operação de fiscalização conjunta, foi encerrada "uma estrutura de apoio logístico, dedicada à comercialização ilícita" dos bivalves capturados "ilegalmente no rio Tejo, com destino a mercados de exportação transfronteiriços, constituindo uma grave ameaça à saúde pública", segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional divulgado na quarta-feira.
De acordo com as autoridades, foram instaurados dois processos de contraordenação e identificados várias pessoas com ligações à atividade ilegal.
Leia Também: Apreendidas 2,5 toneladas de amêijoas japónicas em armazém clandestino













