GNR apela para máximo cuidado na reparação de telhados e uso de geradores

  • 03/02/2026

Num comunicado hoje divulgado, que é acompanhado por uma mensagem em vídeo, a GNR sublinha que a proteção da vida e a integridade das pessoas é a principal prioridade, mas alerta para duas situações que se têm registado com maior frequência, que são as quedas de telhados durante reparações, sem condições de segurança, e intoxicações por monóxido de carbono resultantes da má utilização de geradores.

 

A Guarda Nacional Republicana afirma que compreende a situação de vulnerabilidade em que muitas pessoas se encontram e a necessidade urgente de reparar danos causados pelo mau tempo, mas sublinha que "é fundamental que essas intervenções sejam feitas em segurança!".

Para o efeito, recomenda que sejam utilizados equipamentos de proteção individual adequados (arnês, capacete, calçado antiderrapante) sempre que realizados trabalhos em altura e que se evite subir a telhados em condições de instabilidade, vento forte ou chuva.

Avisa igualmente a população para que coloque os geradores exclusivamente no exterior, em locais bem ventilados, nunca no interior das habitações, garagens ou espaços fechados e que assegure que equipamentos a combustível estão desligados antes de qualquer reabastecimento.

A GNR adianta que irá mantém-se no terreno, de forma próxima e discreta, especialmente junto de quem mais precisa de auxílio.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Mecanismo da UE inclui "vários apoios" mas não foi pedido a Bruxelas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932176/gnr-apela-para-maximo-cuidado-na-reparacao-de-telhados-e-uso-de-geradores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes