Gil Vicente-Sporting: Rui Borges roda 'Caça-Fantasmas' em Barcelos
- 02/01/2026
O Estádio Cidade de Barcelos vai ser, ao final da tarde desta sexta-feira, palco do encontro no qual será dado o 'tiro de partida', não só para a 17.ª jornada do campeonato nacional, como também para o ano civil de 2026 de todo o futebol português, que irá colocar, frente a frente, Gil Vicente e Sporting.
Um jogo para o qual Rui Borges terá de virar... 'Caça-Fantasmas'. Isto, porque, na última deslocação a esta cidade minhota, a 22 de dezembro de 2024, os leões não foram capazes de ir além de um empate sem golos, resultado que, na altura, acabou por ditar a demissão de João Pereira, que acabou por não conseguir cumprir com as expetativas nele depositadas, quando foi 'promovido' para fazer face à saída de Ruben Amorim para o Manchester United.
Apenas quatro dias depois, a direção liderada por Frederico Varandas foi a Guimarães 'roubar' o mirandelense ao Vitória SC, tendo este conseguido 'endireitar o passo' a uma equipa que acabaria por alcançar um histórico bicampeonato, que complementou com a conquista da Taça de Portugal, perante o eterno rival, o Benfica.
O momento que se vive, agora, em Alvalade, é, agora, de resto, de plena confiança. O emblema verde e branco vem de um ciclo de quatro triunfos consecutivos, sobre AVS, Santa Clara, Vitória SC e Rio Ave, nos quais marcou, nada mais, nada menos, do que... 17 golos, e sofreu apenas três, sendo que, destes, dois foram no tão polémico embate da Taça de Portugal.
O Sporting mora no segundo lugar da I Liga, com 41 pontos, menos cinco do que o FC Porto, que só irá entrar em cena no domingo, perante o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, o que significa que, em caso de nova vitória, encurtará o 'fosso' para meros dois pontos. No entanto, é preciso ter em conta que, pela frente, terá a equipa-sensação de 2025/26.
Os homens de César Peixoto chegam à reta final da primeira volta na quarta posição, a última que vale o acesso às competições europeias, na próxima temporada, com 27 pontos, mais um do que o que o Sporting de Braga (que irá visitar o Estrela da Amadora), e menos nove do que o Benfica (que irá receber o Estoril).
O Gil Vicente-Sporting tem apito inicial agendado para as 18h45 (hora de Portugal Continental), e será apitado por Gustavo Correia, juiz da Associação de Futebol do Porto, que irá liderar uma equipa composta pelos assistentes Fábio Silva e Jorge Fernandes, pelo quarto árbitro Flávio Jesus, pelo VAR Vasco Santos e pelo AVAR Paulo Miranda.
Treinadores em discurso direto
César Peixoto
Poderio do adversário: "É uma grande equipa, com muito bons jogadores, que nos vai causar muitos problemas. O Sporting não pode perder pontos e vai querer ganhar, mas nós não vamos abdicar da nossa ideia, da nossa qualidade com bola e sem bola. Estamos preparados e confiantes para lutar pelos três pontos".
Nuances do jogo: "Sabemos que, muitas vezes, o Sporting nos vai empurrar para trás. Vamos ter de estar muito bem organizados, definir bem os momentos de pressão e perceber que haverá fases em que teremos de sofrer. Mas também sabemos onde podemos aproveitar espaços".
Primeira volta histórica: "Apesar de a vitória não estar a chegar, batemos o recorde de pontos do clube na primeira volta. Estamos há oito ou nove jornadas no quarto lugar. É uma primeira volta quase irrepreensível, em que até poderíamos ter mais pontos pelo volume e pela qualidade de jogo".
Rui Borges
Elogios para o Gil Vicente: "O Gil está a fazer um campeonato extraordinário, uma boa primeira volta, bateu o recorde pontual do clube, uma equipa muito bem organizada em todos os momentos do jogo. Algumas dinâmicas conhecidas... Uma equipa muito competitiva, intensa e que vai variando: em alguns jogos tenta pressionar mais alto, noutros espera pelo momento certo para pressionar. Acredito que vai manter um bloco médio à espera dos timings de pressão. Com bola, uma equipa objetiva, muito forte no um para um, nos duelos ofensivos (...) Dizer que é uma equipa muito equilibrada. Será um jogo difícil, claramente, num campo onde o Sporting tem sempre algumas dificuldades, mas é olhar para nós para conseguirmos ultrapassar um bom Gil Vicente."
Pablo de saída facilita tarefa?: "Para nós, equipa técnica, não muda nada. O Pablo voltou agora. Tinha jogado o Varela. Não sei se joga ou não, mas pode jogar novamente o Varela, que fez alguns jogos seguidos. São dois jogadores diferentes, mas com as suas qualidades. O Varela fez uma época muito boa na equipa B do Benfica, este ano está a crescer e tem um potencial enorme. Jogarão com 11. É uma equipa, acima de tudo, muito ligada. Todos eles sabem muito bem o que têm de fazer dentro do coletivo. Estamos muito mais focados no coletivo deles do que no individual. É uma equipa muito equilibrada em todos os momentos do jogo. Será difícil de bater e precisaremos de estar super concentrados e ligados".
Últimos resultados
Gil Vicente: D-E-E-E-E
Sporting: D-V-V-V-V
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Ventura; Zé Carlos, Marvin Elimbi, Antonio Espigares, Hevertton Santos; Facundo Cáseres, Santi García, Luís Esteves; Murilo Souza, Tidjany Touré e Pablo Felipe.
Sporting: Rui Silva; Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas; Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão; Fotis Ioannidis, Maxi Araújo e Luis Suárez.
Ausências
Gil Vicente: Ghislain Konan, Jonathan Buatu (na CAN) e Jonathan Mutombo (lesionado).
Sporting: Ousmane Diomande, Geny Catamo (na CAN), Zeno Debast, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda (lesionados).
Leia Também: Rui Borges, o inventor. Sporting desdobra-se na crise... e não se queixa













