Gil Vicente deixa pontos em Rio Maior e pode ser apanhado por rival
- 13/12/2025
O Gil Vicente parece desencontrado com as vitórias. O conjunto orientado por César Peixoto somou, na tarde deste sábado, o quarto jogo seguido sem vencer no escalão máximo do futebol nacional, ao empatar na visita ao Casa Pia (1-1), em jogo que foi válido para a décima quarta jornada da I Liga.
Em Rio Maior, o Gil Vicente esteve melhor na etapa inicial e foi em vantagem para o intervalo de forma justa, ainda que sem criar grandes oportunidades de golo. Joelson Fernandes, aos 17 minutos, deu um aviso sério aos gansos, rematando em arco ao poste esquerdo da baliza contrária. A resposta do conjunto de Pina Manique surgiu de fora da área quando, em cima do minuto 29, Oukili atirou forte ao lado da baliza à guarda do brasileiro Andrew.
Como de bola parada o Gil Vicente não conseguia quebrar a defensiva dos gansos, foi à lei da bomba que o marcador mexeu pela primeira vez no Estádio Municipal de Rio Maior. Antonio Espigares cobrou um livre direto de forma irrepreensível e bola só parou no fundo das redes da baliza dos gansos. Ricardo Batista bem voou, mas nada podia fazer para impedir para impedir os intentos do defesa central espanhol.
Os últimos minutos do Casa Pia na primeira metade foram bastante positivos e até podia ter havido empate no encontro. À beira do intervalo, Kelian Nsona surgiu solto na área e atirou um pouco por cima da baliza dos gilistas. O crescimento do Casa Pia continuou no segundo tempo. Depois de Gustavo Varela ter cabeceado ligeiramente por cima das redes de Ricardo Batista, Nsona, que afinou a pontaria na etapa inicial, marcou para os lisboetas à passagem do minuto 53.
Logo depois do tento do empate em Rio Maior, o Gil Vicente podia ter voltado para a liderança da partida. Após alguma confusão na área do Casa Pia, Santi Garcia apareceu no chão e o árbitro da partida Márcio Torres apontou de imediato para a marca dos 11 metros. Depois de cerca de cinco minutos a ver as imagens no VAR, o árbitro da Associação de Futebol Viana do Castelo decidiu reverter a decisão e cancelar a grande penalidade.
O conjunto de César Peixoto tentou retomar, por diversas vezes, a liderança do marcador. Ao minuto 75, um remate de ressaca de Murilo só não seguiu a direção da baliza graças a um corte de David Sousa. Tirando este exemplo, os gilistas pouco fizeram para voltar às vitórias na I Liga. Já o Casa Pia fez pela vida para segurar um importante ponto na luta pela manutenção.
Com este empate, o Gil Vicente segue no quarto lugar com 25 pontos, podendo ser apanhado pelo rival Sporting de Braga até fecho da jornada. O Casa Pia é 15.º com 10.














