Gil Vicente arrebita a crista e vence Sporting de Braga na luta europeia
- 14/02/2026
O Gil Vicente puxou dos galões para vencer, ao final da noite deste sábado, na receção ao Sporting de Braga, por 2-1, num jogo que foi a contar para a vigésima segunda ronda da I Liga. Um dérbi do Minho com muitas emoções e um resultado que há muito não acontecia.
Num encontro bem disputado no Estádio Municipal de Barcelos, ou não estivesse em causa o quarto lugar na tabela classificativa, o jogo chegou ao interregno com os arsenalistas na frente do marcador. Mas tudo mudou com uma reação forte dos eleitos de César Peixoto nos segundos 45 minutos, com o dedo do treinador português a fazer a diferença.
Apesar boa da réplica dos da casa na etapa inicial, os bracarenses tiveram muito mais posse de bola e foram mais assertivos no último terço, dados que foram comprovados pelo golo madrugador
Em cima do minuto 21, Victor Gómez aproveitou uma perda de bola de Joelson Fernandes e cruzou para Ricardo Horta assinar o 0-1 em Barcelos. Após um período de alguma resposta do Gil Vicente, o Sporting de Braga assumiu as rédeas do encontro e foi para o intervalo com uma vantagem justa. No entanto, alguém deve ter dito algo ao intervalo aos gilistas.
Ao intervalo, César Peixoto retirou do relvado o muito apagado Carlos Eduardo e lançou em campo Gustavo Varela, que vinha em bom momento de forma. E foi precisamente o jogador que está emprestado pelo Benfica que foi uma das caras da remontada dos gilistas nesta partida. Aos 49 e 54 minutos, no primeiro lance com grande intervenção de Lukas Hornicek, o brasileiro Murilo já tinha dado dois sinais de remonta dos barcelenses.
Pouco depois da hora de jogo, e após uma soberba assistência, Santi García isolou Gustavo Varela e o avançado igualou a contenda aos 65 minutos, chegando ao quarto golo esta época. Com o jogo empatado, e as bancadas em Barcelos em efervescência, Murilo, aos 71 minutos, falhou um golo cantando quando tinha tudo para marcar o 2-1. O Gil Vicente crescia e a reviravolta acabaria por surgir. Num canto curto, e trabalhado, Luís Esteves colocou a bola em Murilo e o brasileiro cruzou para Santi García, de cabeça, assinar a reviravolta em Barcelos aos 77 minutos.
A equipa de Carlos Vicens tentou voltar a reagir ao golo sofrido, mas o Gil Vicente controlou as incidências defensivas e assegurou uma nova vitória contra o Sporting de Braga - já tinha vencido na Pedreira na primeira volta -, triunfando em casa frente aos minhotos 13 anos depois.
Com esta vitória o Gil Vicente regressa ao quarto lugar, com 40 pontos, ultrapassando os 39 do Sporting de Braga, que é agora 5.º classificado.














