Gigantes. Portugal faz história frente à Dinamarca e garante Main Round
- 20/01/2026
Faltam adjetivos para definir o que foi mais um feito histórico da seleção nacional de andebol. Os heróis do mar surpreenderam tudo e todos e venceram, na noite desta terça-feira, a toda poderosa Dinamarca, tetracampeã do mundo e campeã olímpica da modalidade, por 31-29, no fecho da terceira e última ronda do grupo B da fase preliminar do Campeonato da Europa de andebol. Está, assim, garantida a ida à Main Round da prova.
Depois do estrondoso triunfo por 40-34 face à Roménia e do decepcionante empate (29-29) com a Macedónia do Norte, a formação das quinas tinha pela frente o teste mais difícil nesta ronda preliminar do Campeonato da Europa. O adversário temível era a Dinamarca, considerada por muitos como a melhor seleção do mundo na atualidade.
Mas os heróis do mar, que já nos tinham presenteado com o quarto lugar que foi conseguido no último Campeonato do Mundo, não se amedrontaram perante o poderio do adversário. Martim Costa e Francisco Costa foram as grandes figuras da partida, ao passo que Pedro Tonicher, António Areia e Gustavo Capdeville brilharam nos últimos instantes.
A vitória por um ponto da Macedónia do Norte sobre a Roménia (24-23) deixou Portugal em boa posição para o apuramento. E a missão das cores nacionais estava a decorrer às mil maravilhas. Ao intervalo deste jogo que foi disputado na cidade dinamarquesa de Herning, os lusos já lideravam o marcador por 12-11.
E nem mesmo o facto da Dinamarca estar a jogar em casa - o Campeonato da Europa está a decorre no trio de países nórdicos formado por Dinamarca, Suécia e Noruega - jogou a favor dos dinamarqueses. Mais de 16 mil pessoas puxaram pela formação caseira, mas a noite de hoje era de história para Portugal e para o andebol português.
Em contagem decrescente para o fim do jogo, Iturriza viu um cartão vermelho e a Dinamarca aproximou-se da discussão do resultado (25-26). Mas a força portuguesa acabou por fazer a diferença em solo nórdico. Com Capdeville a defender e Martim Costa a marcar do outro lado, os portugueses escreveram história em Hering.
A seleção comandada por Paulo Jorge Pereira venceu, assim, o grupo B, com cinco pontos, contra quatro dos dinamarqueses, que já estavam apurados. A Macedónia e a Roménia foram eliminadas.
Na Main Roound, que apura os dois primeiros de cada agrupamento para as meias-finais, Portugal jogará no Grupo I e parte com dois pontos, tal como França e Alemanha, enquanto a Dinamarca começa a zero, como Espanha e Noruega. O próximo adversário é a Alemanha já na quinta-feira.















