Gémeas de um ano desaparecidas durante travessia do Mediterrâneo

  • 23/01/2026

Cerca de 60 pessoas, entre as quais a mãe das gémeas, foram resgatadas e colocadas quinta-feira em segurança na ilha de Lampedusa, mas um homem morreu após o desembarque.

 

A embarcação de migrantes era procedente da Tunísia.

"Duas irmãs gémeas de um ano foram dadas como desaparecidas no mar e um homem adulto morreu após o desembarque, ontem [quinta-feira], em Lampedusa, de 61 pessoas", indicou a organização não-governamental (ONG), que prestou apoio aos sobreviventes.

Os sobreviventes, entre os quais 22 menores não acompanhados e duas crianças, "enfrentaram condições extremamente difíceis, agravadas pela passagem" da tempestade Harry, que varreu com grande violência as costas da bacia mediterrânica.

Os migrantes relataram "ter partido da Tunísia, enfrentando um mar muito agitado durante pelo menos três dias e chegado num estado de grande aflição física e psicológica", acrescentou a Save the Children, com sede em Londres.

A rota migratória do Mediterrâneo Central parte sobretudo da Tunísia, Argélia e Líbia em direção à Itália e a Malta e é considerada uma das rotas migratórias mais mortais do mundo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Na ausência de rotas [marítimas] regulares e seguras, aqueles que procuram um futuro possível na Europa atravessando o Mediterrâneo continuam a arriscar a vida em viagens perigosas e muitas vezes mortais, como demonstram as mais de 33.300 pessoas mortas ou desaparecidas no mar desde 2024", sublinhou a Save the Children.

A organização de defesa e promoção dos direitos das crianças reiterou "com veemência" o apelo à abertura de "vias regulares e seguras" para a Europa e à criação de um "sistema de busca e salvamento coordenado e estruturado no Mediterrâneo".

"Não podemos permanecer em silêncio perante a perda de vidas humanas, incluindo a de tantas crianças, que se prolonga há anos", declarou a diretora das relações institucionais da Save the Children, Giorgia D'Errico.

Leia Também: Acordo de 2.700 milhões reforça porto estratégico no Mediterrâneo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925236/gemeas-de-um-ano-desaparecidas-durante-travessia-do-mediterraneo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes