Gaza? Conflito não pode ser resolvido com "ocupação contínua e terror"

  • 17/09/2025

Numa conferência de imprensa em Nova Iorque, Annalena Baerbock fez uma antecipação da Semana de Alto Nível da 80.ª Assembleia-Geral da ONU (UNGA80, na sigla em inglês), durante a qual está agendada a Conferência para a Solução de Dois Estados, onde vários países deverão reconhecer o Estado palestiniano.

 

"Realizaremos a conferência internacional de alto nível para a solução pacífica da questão da Palestina e a implementação das soluções de dois Estados. Esta é uma oportunidade para abordar a realidade: que o conflito israelo-palestiniano não pode ser resolvido com guerras intermináveis, ocupação contínua e terror", disse a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Segundo Baerbock, a única forma de garantir que israelitas e palestinianos possam viver em paz, segurança e dignidade duradouras é através da solução de dois Estados - Israel e Palestina.

Na conferência, agendada para a próxima segunda-feira, países como França, Reino Unido, Canadá, Bélgica e Austrália deverão formalizar o reconhecimento do Estado palestiniano.

Questionada sobre se tem alguma esperança de que progressos sejam alcançados em relação às guerras em Gaza e na Ucrânia durante a UNGA80, Baerbock afirmou que a única coisa "tóxica para a esperança é desistir".

"Este é realmente o momento em que destacamos que não só não desistimos, como estamos mais empenhados do que nunca em cumprir a tarefa mais importante das Nações Unidas: garantir a paz e a segurança", afirmou.

Sobre a guerra em Gaza, a diplomata alemã recordou que a esmagadora maioria dos Estados-membros da ONU votou em resoluções que consideravam as ações israelitas "inaceitáveis, a "situação humanitária catastrófica" e defenderam "um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente", além de uma entrega rápida e sem obstáculos de ajuda humanitária aos palestinianos e da libertação incondicional de todos os reféns israelitas.

Num momento em que celebra 80 anos, a ONU enfrenta uma grave crise multidimensional, com a sua influência desacreditada e o seu pleno funcionamento em risco devido aos cortes de financiamento de nações como os Estados Unidos, país que acolhe a sede da instituição, em Nova Iorque, e o seu maior doador. 

Face a esse cenário, Annalena Baerbock desafiou os cerca de 150 líderes que viajarão na próxima semana para Nova Iorque a refletirem sobre o contributo dos seus respetivos países para o funcionamento da ONU e sobre o que as Nações Unidas deram de volta.

"Sem a ONU, todos os países seriam mais fracos", frisou a diplomata, convidando os chefes de Estado e de Governo a abraçar o lema que escolheu para guiar o seu mandato: "Melhor Juntos".

Annalena Baerbock assumiu funções na semana passada, tornando-se na quinta mulher a ocupar o cargo de presidente da Assembleia-Geral da ONU, em comparação com os 75 homens que o ocuparam ao longo dos 80 anos de história das Nações Unidas.

A alemã recebeu do presidente cessante, Philémon Yang, dos Camarões, o martelo usado para declarar o início e o fim de cada sessão da Assembleia-Geral, órgão no qual os 193 Estados-membros se sentam em pé de igualdade, mas que tem uma função exclusivamente representativa, uma vez que o verdadeiro poder é exercido pelo Conselho de Segurança (com capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo).

A política alemã de 44 anos será responsável por organizar a próxima Semana de Alto Nível da Assembleia, que decorrerá de 22 a 30 de setembro em Nova Iorque e que é o principal evento da diplomacia global.

A posse de Baerbock como presidente ocorre num momento de intenso debate sobre a necessidade de uma mulher assumir pela primeira vez o cargo de secretária-geral da ONU quando António Guterres concluir o seu mandato, no final de 2026.

No entanto, nenhum nome obteve ainda o consenso necessário entre os países.

[Notícia atualizada às 21h00]

Leia Também: Liga Árabe acusa Israel de destruir bases para coexistência pacífica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2855276/gaza-conflito-nao-pode-ser-resolvido-com-ocupacao-continua-e-terror#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes