G7 ameaça adotar "mais medidas restritivas" contra o Irão

  • 14/01/2026

"Estamos profundamente preocupados com o elevado número de mortos e feridos reportado. Condenamos o recurso deliberado à violência e o facto de manifestantes estarem a ser mortos, detidos arbitrariamente e sujeitos a táticas de intimidação pelas forças de segurança", afirmaram os chefes da diplomacia de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, bem como a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

 

"Opomo-nos veementemente à intensificação da brutal repressão exercida pelas autoridades iranianas contra o povo iraniano, que demonstra coragem desde o fim do mês de dezembro ao expressar as legítimas aspirações a uma vida melhor, à dignidade e à liberdade", acrescentaram, apelando às autoridades iranianas para "darem mostras da máxima contenção".

Pelo menos 3.428 manifestantes foram mortos no Irão desde o início do movimento de protesto contra o Governo do regime teocrático dos 'ayatollahs', a 28 de dezembro, anunciou a organização não-governamental Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega.

"Este número é o mínimo dos mínimos", afirmou a organização, que também comunicou mais de 10.000 detenções.

O Irão está desde 28 de dezembro a ser agitado por uma vaga de protestos iniciada em Teerão por comerciantes e agentes de setores económicos afetados pelo colapso do rial, a moeda iraniana, e pela elevada inflação, e que alastrou depois a mais de 100 cidades.

A taxa de inflação anual é superior a 42% e, durante 2025, o rial perdeu 69% do seu valor face ao dólar, num contexto em que a economia sofreu as consequências das sanções dos Estados Unidos e da ONU devido ao programa nuclear de Teerão.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, tem repetidamente ameaçado as autoridades iranianas com uma possível intervenção militar na República Islâmica para deter a violenta repressão da onda de protestos, que encoraja a população a prosseguir, afirmando: "A ajuda vai a caminho".

Leia Também: Protesto no Porto pede intervenção estrangeira no Irão: "Estão a morrer"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919558/g7-ameaca-adotar-mais-medidas-restritivas-contra-o-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes