G20. Oxfam lamenta ausência de taxar super ricos no texto final

  • 23/11/2025

"É dececionante que os países ricos e os seus aliados tenham diluído o comunicado, claramente assustados pelo fantasma do Presidente Trump. O comunicado não reflete o claro impulso global para taxar os super ricos", observou Max Lawson, chefe de Política e Advocacia sobre Desigualdade da Oxfam, num comunicado divulgado depois de o conteúdo da declaração ser conhecido.

 

Lawson considerou que, agora que os Estados Unidos tomam o lugar da África do Sul e assumem a presidência rotativa do G20, fórum que reúne as maiores economias do mundo, "nunca foi mais clara a escolha entre um mundo de oligarquia global ou de igualdade".

"A desigualdade é uma escolha política. Tributar os super-ricos, abordar as crises da dívida e climática e investir num futuro mais justo são decisões que os países podem e devem tomar, independentemente de quem estiver no comando do G20", acrescentou.

Ainda assim, celebrou que os Chefes de Estado e de Governo do bloco, reunidos desde sábado no Centro de Exposições Nasrec, tenham finalmente adotado um documento final - por "maioria esmagadora", segundo a presidência sul-africana -, apesar da incerteza inicial gerada pela ausência dos EUA nos debates da cimeira.

"A África do Sul deu um exemplo ao mundo ao garantir que o G20 se mantivesse firme e concordasse coletivamente com uma declaração de líderes - defendendo o multilateralismo - apesar das pressões dos Estados Unidos", destacou a ONG.

Da mesma forma, celebrou que a presidência sul-africana tenha colocado a emergência da desigualdade global no centro da agenda, lembrando que esta é a primeira reunião de líderes mundiais "na história" em que isso acontece.

"Este é um testemunho da liderança da África do Sul, que colocou os biliões de pessoas antes dos bilionários", observou Lawson.

Os líderes reunidos em Joanesburgo adotaram a declaração na manhã de sábado, tendo mudado a agenda de última hora, já que o documento final costuma ser aprovado no fim da cimeira.

O texto defende a "cooperação multilateral" e inclui resoluções sobre mudanças climáticas, minerais críticos, sustentabilidade da dívida e o compromisso de trabalhar pela paz em conflitos de acordo com a Carta da ONU.

A declaração foi aprovada apesar da rejeição da Argentina, que alegou não poder apoiá-la devido a "discrepâncias" com o texto acordado, e apesar das pressões da Casa Branca sobre a África do Sul para que não aprovasse uma declaração de líderes na ausência de uma delegação norte-americana.

Leia Também: Líderes do Japão e Reino Unido reafirmam cooperação na área da segurança

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893056/g20-oxfam-lamenta-ausencia-de-taxar-super-ricos-no-texto-final#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes