Futuros norte-americanos afundam com novas ameaças tarifárias de Trump

  • 19/01/2026

Os países europeus visados por Trump criticaram as suas ameaças de tomada de controlo da Gronelândia, sublinhando que as mesmas "prejudicam as relações transatlânticas e arriscam uma espiral descendente perigosa".

 

A declaração conjunta, invulgarmente forte, da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia constitui a repreensão mais veemente dos aliados europeus desde que Trump regressou à Casa Branca há quase um ano.

Os futuros do S&P 500 caíram 0,8%, enquanto os do Dow Jones Industrial Average caíram 0,7%.

As medidas de Trump estão a testar o alinhamento estratégico e a confiança institucional subjacentes ao apoio da Europa, o maior parceiro comercial e fornecedor de financiamento dos Estados Unidos, afirmou Stephen Innes, da SPI Asset Management, num comentário reproduzido pela Associated Press.

"Num mundo em que a coesão geopolítica dentro da aliança ocidental já não é dada como certa, a vontade de reciclar capital indefinidamente em ativos dos EUA torna-se menos automática. Não se trata de uma história de liquidação a curto prazo. É uma história de reequilíbrio lento, e essas são muito mais consequentes", afirmou Innes.

Na Ásia, os mercados bolsistas tiveram desempenho misto, influenciados pelos dados estatísticos da China, que anunciou o crescimento da segunda maior economia do mundo a um ritmo anual de 5% em 2025, embora tenha desacelerado no último trimestre.

As exportações do país mantiveram-se fortes - apesar das tarifas mais altas de Trump sobre as importações da China-, ajudando a compensar uma procura interna relativamente fraca.

O índice Hang Seng de Hong Kong perdeu 0,9%, para 26.614,76 e o índice Shanghai Composite ganhou 0,3%, para 4.113,86.

Em Tóquio, o Nikkei 225 fechou a cair 0,65%, para os 53.583,57 pontos. A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, deverá dar hoje uma entrevista coletiva, quando se prepara para dissolver o Parlamento e agendar legislativas antecipadas para fevereiro.

Noutros locais da Ásia, o Kospi da Coreia do Sul subiu 1,4%, para 4.906,58 pontos, com fortes ganhos das tecnológicas. A fabricante de chips de computador SK Hynix subiu 1,9%.

O Taiex de Taiwan subiu 0,7%, enquanto o Sensex na Índia caiu 0,6%.

Noutras negociações hoje, o petróleo bruto de referência dos Estados Unidos caiu 11 cêntimos, para 59,23 dólares por barril, estabilizando após uma onda de volatilidade durante os protestos generalizados no Irão contra a liderança do país, e o Brent, padrão internacional, caiu 13 cêntimos, para 64 dólares por barril.

O preço do ouro retomou a subida, ganhando 1,7%, enquanto o preço da prata subiu 5,2%.

O dólar norte-americano caiu de 157,93 ienes para 157,87 ienes e o euro subiu de 1,1581 dólares para 1,1631 dólares.

Leia Também: Trump convida primeiro-ministro indiano a participar na Junta de Paz para Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2921978/futuros-norte-americanos-afundam-com-novas-ameacas-tarifarias-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes