Futuro incerto do bourbon leva Jim Beam a encerrar destilaria no Kentucky

  • 23/12/2025

A Jim Beam explicou segunda-feira que a decisão de suspender a produção de bourbon na sua unidade de Clermont em 2026 dará à empresa tempo para investir em melhorias na destilaria, noticiou a agência Associated Press (AP).

 

O setor de engarrafamento e o armazém permanecerão abertos, assim como o centro de visitantes e o restaurante da James B. Beam Distilling Co.

A destilaria maior da empresa, em Boston, Kentucky, continuará a operar, segundo a empresa.

"Estamos sempre a avaliar os níveis de produção para melhor satisfazer a procura do consumidor", garantiu a empresa em comunicado.

Os funcionários da destilaria estão a ser recolocados dentro da empresa e, neste momento, a Jim Beam não planeia despedimentos, de acordo com a secção local do Sindicato Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio, que representa os trabalhadores.

Os produtores de bourbon precisam de apostar no futuro. O bourbon principal da Jim Beam requer pelo menos quatro anos de envelhecimento em barricas antes de ser engarrafado.

Os produtores de whisky estão a lidar com discussões constantes sobre tarifas na Europa e no Canadá, onde começou um boicote depois de a administração Trump ter sugerido a anexação do país aos EUA.

As exportações totais de bebidas destiladas americanas caíram 9% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o ano anterior, de acordo com o Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos.

A queda mais drástica ocorreu nas exportações de bebidas destiladas dos EUA para o Canadá, que caíram 85% no trimestre de abril a junho.

A produção de bourbon tem crescido significativamente nos últimos anos. Em janeiro, havia cerca de 16 milhões de barris de bourbon a estagiar em armazéns do Kentucky --- mais do triplo da quantidade armazenada há 15 anos, segundo a Associação de Destiladores do Kentucky.

Mas os números das vendas e as sondagens mostram que os norte-americanos estão a beber menos do que nas últimas décadas.

Cerca de 95% de todo o bourbon produzido nos EUA provém do Kentucky. A associação comercial estimou que a indústria gera mais de 23 mil empregos e 2,2 mil milhões de dólares (1,87 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para o Estado.

Leia Também: Colômbia decreta "emergência económica" para financiar Orçamento de 2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2908742/futuro-incerto-do-bourbon-leva-jim-beam-a-encerrar-destilaria-no-kentucky#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes